top of page

Presidente da ARP concede entrevista à Rádio Tupanci no sábado

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 13 de out.
  • 4 min de leitura

José Luiz Kessler esteve no estúdio do Grupo Nossa Zona Sul na 99ª Expofeira


Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No último sábado (11), o presidente da Associação Rural de Pelotas, José Luiz Kessler, concedeu entrevista ao jornalista Jean Pierre Knepper, da Rádio Tupanci, durante a programação especial realizada no Parque Ildefonso Simões Lopes. Durante a conversa, Kessler ressaltou o curto prazo para a organização da feira, mas celebrou os resultados alcançados.


“Assumimos a diretoria da ARP em abril deste ano e, já em maio, iniciamos a organização da feira, há apenas cinco meses. Foi a feira mais rapidamente organizada em toda a sua história. Mesmo assim, estou extremamente satisfeito com o resultado e, pelos comentários que recebemos, percebo que o sentimento das pessoas é o mesmo”, destaca o presidente.

O slogan da 99ª Expofeira, “Tecendo a história, plantando o futuro”, foi criado para celebrar tudo o que foi conquistado ao longo das 99 edições da feira, que conecta o campo à cidade, além de marcar o início da preparação para a edição histórica de número 100. Além disso, marca uma nova fase na Associação Rural de Pelotas, que promete para os próximos anos um projeto de modernização, rebranding e aproximação ainda maior com a comunidade de Pelotas e da região.



"A gente quer ter o parque da Associação Rural como a casa de identidade do morador da região sul. Aqui nós nos encontramos, como raiz, como povo, como sociedade e ao mesmo tempo temos a pretensão de torná-la forte, sustentável e pujante para que ela possa oferecer a qualidade que a região merece nesse espaço de encontro", ressalta Kessler, quando questionado sobre modernização e os rumos da ARP para os próximos anos.


A ARP possui uma área de mais de 40 hectares, localizada no bairro Três Vendas. Segundo Kessler, há o interesse em alienar uma parte do terreno, com o objetivo de reinvestir os recursos na própria entidade.


“O recurso poderá ser utilizado para incentivar a realização de novos eventos no parque, que hoje abriga a Expofeira e algumas atividades pontuais. A ideia é garantir um uso mais constante do espaço e transformá-lo em um local onde as pessoas também possam desfrutar momentos de lazer, tomar chimarrão, caminhar, trazer seus pets, andar de bicicleta. Queremos que este seja um lugar onde todos possam vir para se inspirar, relaxar e respirar", explica.

Por estar situada entre três das principais avenidas de Pelotas, Dom Joaquim, Fernando Osório e Salgado Filho, existe a possibilidade de interligá-las por dentro do parque. Essa alternativa de mobilidade urbana pode, além de facilitar o deslocamento diário dos motoristas, gerar sustentabilidade financeira para a entidade.


“A nossa ideia é contribuir com a cidade, melhorando a mobilidade urbana e ajudando a desafogar o trânsito entre essas importantes avenidas. No momento em que conseguirmos interligá-las, o parque passará a ser um espaço tripartido, com áreas verdes integradas a construções planejadas. Essas áreas construídas poderão gerar renda suficiente para garantir a manutenção da entidade de forma sustentável”, conclui Kessler.

O presidente da entidade ressaltou a importância da proximidade com a imprensa na divulgação das ações da entidade e principalmente da 99ª Expofeira.


“A presença mais próxima de vocês [Rádio Tupanci e Rádio Difusora] neste ano nos proporcionou uma conexão maior com o público, facilitando o acesso à informação de qualidade e com credibilidade", conta.

A pergunta final do jornalista Jean Pierre Knepper foi “O que esperar da centésima edição da Expofeira?”. O questionamento foi recebido com entusiasmo por Kessler, que respondeu com otimismo.


"Espero dar início a esse projeto antes do término do meu mandato, em março, e poder entregar ao próximo presidente uma 100ª Expofeira já bem estruturada, com propósito definido e preparada para ser uma grande feira. É um número simbólico, marcante... 100 anos de Expofeira não podem passar em branco. A nossa região merece, e merece muito, uma exposição à altura dessa história. Na próxima reunião da diretoria, daremos início à organização da centésima edição", conclui.

127 anos da Associação Rural de Pelotas

Importante destacar que no domingo, 12 de outubro, a Associação Rural de Pelotas celebrou 127 anos de sua fundação. A entidade Batizada como Sociedade Agrícola Pastoril do Rio Grande do Sul, nome que, ao longo de sua história, fez com que fosse popularmente conhecida entre os pelotenses simplesmente como ‘Agrícola’, a entidade realizou sua primeira exposição agropecuária entre os dias 21 e 23 de abril de 1899. Um feito histórico: não foi apenas a primeira do gênero no município, mas também em todo o Rio Grande do Sul.


Em 1922, a Sociedade Agrícola Pastoril do Rio Grande do Sul passa a se chamar Sociedade Agrícola de Pelotas. No mesmo ano, adquire uma área de 43 hectares na Zona Norte da cidade, conhecida como Três Vendas, local para onde se transferiria definitivamente em 1945. A entidade só foi batizada como Associação Rural de Pelotas em 1967, quando deixou de se chamar Sociedade Agrícola de Pelotas.


O aniversário foi celebrado com recorde em visitantes durante os sete dias de 99ª Expofeira, foram 152 mil visitantes e mais de 6 milhões em negócios, reforçando a importância da entidade para a região sul.



Comentários


bottom of page