Desfile dos Campeões celebra o encerramento da 99ª Expofeira Pelotas
- Jean Pierre Knepper
- 13 de out.
- 2 min de leitura
O encontro de todos os vencedores na pista central marca o encerramento da participação dos animais

Os melhores exemplares das mais variadas raças de ovinos, bovinos e equinos participaram do desfile de campeões, na tarde de domingo (12), último dia da 99ª Expofeira Pelotas. O encontro de todos os vencedores na pista central marca o encerramento da participação dos animais e celebra a diversidade de raças e o melhoramento genético apresentado em uma das maiores feiras de agronegócio da região Sul.
Para a organização da feira, o desfile é o momento de coroação de todo um trabalho que acontece nos bastidores e que envolve a dedicação de muitas pessoas. “É o resultado de anos de trabalho. Já começa na escolha genética, quando se define os pais desses animais. Envolve questões sanitárias, tratadores, veterinários e proprietários. O resultado desse trabalho será também passado para as próximas gerações desses animais”, explica a médica e diretora da Associação Rural de Pelotas, Ana Carolina Issler Ferreira Kessler.
O vendedor Maicon Eslabão e as filhas Helena (6) e Isabella (11) aguardavam atentos na arquibancada da pista central pela entrada dos animais vencedores. “Eu vim há muitos anos e hoje trouxe as crianças para que tenham esse contato com os animais do campo. É também uma forma de valorizar o agro da nossa região”, comenta.
O sentimento de orgulho estava estampado no rosto da estudante Helena Lahm (13), que conduziu a égua de pelagem zaina da raça Quarto de Milha no desfile da comitiva dos melhores exemplares. “Estar com ela (a égua) me faz muito bem, eu amo cavalos e é também uma forma de me aproximar da tradição campeira”, disse.
Para a edição de número 100 da Expofeira Pelotas, a meta da organização é trazer ainda mais animais e expositores. “Já tive o retorno de alguns expositores que confirmaram que, no ano que vem, trarão ainda mais animais e mais raças envolvidas. A pista de Pelotas é considerada muito exigente, o que qualifica a nossa feira como sendo uma das mais importantes da região”, conclui Ana Carolina.





Comentários