Pavilhão da Agricultura Familiar é inaugurado na 99ªExpofeira Pelotas destacando o protagonismo regional
- Jean Pierre Knepper
- 8 de out.
- 2 min de leitura
O espaço é uma verdadeira vitrine da produção rural e artesanal do Sul do Estado

Um dos espaços mais visitados da Expofeira abriu suas portas nesta quarta-feira (8) com uma nova edição repleta de cores, sabores e histórias. O Pavilhão da Agricultura Familiar, já tradicional no evento, reúne neste ano cerca de 50 empreendimentos da região, com produtos que vão do artesanato à alimentação orgânica, passando por bebidas artesanais, pimentas, linguiças, plantas ornamentais, artigos de lã e muito mais.
O espaço, que é uma verdadeira vitrine da produção rural e artesanal do Sul do Estado, valoriza o trabalho de pequenos produtores e cooperativas, conectando o público urbano à origem dos produtos e à diversidade da economia local. Entre os expositores, está a artesã Neida da Silveira de Mattos, proprietária do Artesanato Mattos, que trabalha com lã produzida por vizinhos da comunidade rural. Ela conta que o espaço é uma oportunidade única de mostrar todo o processo artesanal.
“Aqui é uma mostra, é uma vitrine que a gente tem pro pessoal conhecer o produto e saber que nós trabalhamos também com lã. Eu pego a lã de produtores locais e faço todo o processo, da lavagem à feltragem, da fiação na roca ao tricô. Tenho o ateliê na Cascata, no quinto distrito de Pelotas, e daqui o pessoal passa a nos procurar depois da feira”, explica Neida.
Outro destaque do pavilhão é a Cooperativa Coopernatural, que participa pela primeira vez da Expofeira. Felipe Gehrke, que ajudou a fundar a cooperativa há 20 anos, conta que o empreendimento é referência em produtos orgânicos e naturais, oferecendo geleias, sucos, vinhos, cervejas artesanais, farinhas e compotas, todos elaborados com matéria-prima de origem sustentável.
“Estar na 99ª Expofeira é bom pra divulgação da nossa marca e do nosso produto. O pessoal já nos conhece também pela Fenadoce, mas aqui é mais um lugar pra apresentar nossa linha ao público do agro”, conta Gehrke.
Para o presidente da Associação Rural de Pelotas, José Luiz Martins Costa Kessler, o Pavilhão da Agricultura Familiar representa o coração humano da Expofeira - um espaço onde o campo e a cidade se encontram de forma genuína: “A Expofeira sempre teve a missão de valorizar o trabalho de quem produz, independente do tamanho da propriedade. O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma mostra viva da força e da diversidade da nossa região. Estamos dando visibilidade a histórias reais e mostrando que o desenvolvimento do campo passa, sobretudo, pelo por quem está na base da produção”, destaca Kessler.
Consolidando-se mais uma vez como um ponto de encontro entre tradição, sustentabilidade e empreendedorismo, o Pavilhão da Agricultura Familiar reafirma o papel da Expofeira Pelotas como palco de valorização das famílias que alimentam e movimentam o campo.
Aberto a partir desta quarta-feira (8), o espaço recebe visitantes diariamente a partir das 10h, sendo um dos ambientes mais aguardados e visitados da programação ofic





Comentários