top of page

Julgamento Morfológico de Pôneis encanta o público na Expofeira

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 13 de out.
  • 2 min de leitura

Ao todo, 53 exemplares participaram da mostra

Foto: Patrick Quadros
Foto: Patrick Quadros

A pista central da 99ª Expofeira de Pelotas recebeu, no sábado (11), o Julgamento Morfológico de Pôneis, promovido pelo Núcleo Sul de Criadores de Pôneis. A mostra chega à sua 23ª edição ranqueada, somando pontos para o ranking nacional da raça, cuja sede está localizada em Belo Horizonte (MG).


De acordo com Elisabeth Amaral Lemos, coordenadora do Núcleo Sul, o Rio Grande do Sul abriga alguns dos maiores criatórios da raça pônei brasileira, reforçando a relevância do Estado no cenário nacional.


“É uma grande satisfação realizar mais uma edição aqui em Pelotas. O julgamento é conduzido por um técnico da Associação Brasileira de Criadores de Pôneis, que veio especialmente de Santa Catarina para avaliar os animais”, explicou.


Durante o julgamento, o jurado observa o standard racial, ou seja, o quanto cada animal se aproxima do padrão ideal da raça. São analisados aspectos como cabeça, pescoço, estrutura corporal, aprumos, garupa, costelas e harmonia geral.


Segundo Liliane Müller, técnica de registro, o julgamento é uma oportunidade para o criador comparar a qualidade genética e o padrão racial de seu plantel com o de outros criatórios.


“O jurado avalia cada parte do animal seguindo o padrão racial, buscando um cavalo funcional, bonito no conjunto e harmônico. Procuramos uma cabeça triangular, leve e bem proporcionada, no caso das éguas, mais feminina, e um corpo equilibrado, com boa costela e estrutura, já que é um animal que precisa ser apto para montaria e reprodução”, explicou.


A competição se divide entre os campeonatos de jovens, que envolvem machos e fêmeas de até três anos (ainda não marcados), e os campeonatos de adultos, reservados aos animais já registrados pela associação.


Ao todo, 53 exemplares participaram da mostra, representando o alto nível de qualidade genética e morfológica dos criatórios da região Sul. Mais do que uma competição, o Julgamento Morfológico de Pôneis reafirma o espaço da raça na Expofeira Pelotas, combinando tradição, técnica e carisma, e comprovando que o pônei brasileiro é símbolo de excelência e versatilidade nas pistas.

Comentários


bottom of page