Zona Sul do RS terá início de semana com sol, mas tempo muda a partir de sexta-feira (7)
- Jean Pierre Knepper
- 3 de nov.
- 2 min de leitura
As temperaturas variam entre 17 °C e 30°C
Por Celestino Garcia / JTR

A semana começa com tempo firme e presença do sol na Zona Sul, sob influência de um sistema de alta pressão no oceano que garante estabilidade e predomínio de tempo seco na maior parte das localidades. Nesta segunda-feira (3), o céu permanece com poucas nuvens e as temperaturas variam entre 17 °C e 30°C. Durante a tarde, a umidade vinda do oceano e o aquecimento das temperaturas podem provocar aumento de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva fraca, especialmente na fronteira com o Uruguai.
Na terça-feira (4), a alta pressão mantém o tempo firme em praticamente todo o Estado, mas a aproximação de uma frente fria sobre o oceano pode mudar o cenário à noite. Áreas de instabilidade formadas sobre o Uruguai devem atingir o Extremo Sul, provocando pancadas de chuva moderadas a fortes e trovoadas isoladas. As temperaturas variam entre 12 °C e 32 °C, com sensação de calor à tarde.
Na quarta-feira (5), a frente fria avança e provoca aumento da nebulosidade e chuva em grande parte da faixa Leste, incluindo a Zona Sul. A chuva deve ocorrer de forma fraca a moderada, acompanhada de eventuais descargas elétricas. Os termômetros ficam entre 13°C e 29 °C, com sensação térmica mais amena e clima úmido.
A quinta-feira (6) marca uma breve melhora no tempo. O sol aparece entre nuvens durante o dia, e a temperatura se mantém agradável, com mínimas de 10°C e máximas próximas dos 28°C. No entanto, uma nova área de baixa pressão começa a se formar sobre o Oeste no final do dia, podendo provocar pancadas de chuva e temporais localizados à noite.
Segundo a MetSul Meteorologia, entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (7), há indicativo da formação de um ciclone intenso sobre o Sul do Brasil. A rápida intensificação dessa área de baixa pressão deve provocar instabilidade generalizada, com chuva torrencial, risco de alagamentos e ventos fortes em várias regiões gaúchas, especialmente entre a Lagoa dos Patos, o Litoral Sul e a Região Metropolitana. Na Zona Sul, as rajadas de vento podem ultrapassar os 90 km/h, com acumulados de chuva que podem variar entre 50 mm e 100 mm em apenas 24 horas.
A sexta-feira tende a ser o dia mais crítico da semana, com chuva volumosa e possibilidade de tempestades severas, inclusive com granizo e vendavais. A pressão atmosférica deve cair para valores excepcionalmente baixos, próximos de 994 hPa, o que reforça a intensidade do sistema. As condições adversas podem causar transtornos, principalmente em áreas urbanas e litorâneas.
No sábado (8), o ciclone começa a se afastar do continente, mas sua circulação ainda mantém o céu encoberto e a ocorrência de chuva leve ou garoa durante parte do dia. Mesmo com a redução da instabilidade, o vento ainda sopra forte, especialmente no litoral e na região da Lagoa dos Patos. À noite, o tempo melhora gradualmente.
O domingo (9) será de alívio para a Zona Sul. O sol volta a aparecer e o tempo fica firme, com clima ameno e temperaturas entre 11 °C e 28 °C.




Comentários