top of page

Pelotas marca presença na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres em Brasília

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 3 de out.
  • 1 min de leitura

Delegação de mulheres pelotenses participou do encontro para definir diretrizes do novo Plano Nacional de Políticas para Mulheres

Por Martha Cristina Melo

Imagens: Divulgação SPM
Imagens: Divulgação SPM

Em um marco importante para as políticas de gênero no município, uma delegação de mulheres pelotenses, liderada pela secretária Marielda Medeiros, visitou a capital federal para participar da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres, aconteceu após nove anos de pausa e teve por objetivo a definição de um novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). 


Pelotas, que recentemente criou sua Secretaria de Políticas para as Mulheres, expressou, durante o PNPM, o interesse na instalação da Casa da Mulher Brasileira na cidade — espaço de acolhimento e serviços integrados para mulheres em situação de violência.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, durante o primeiro dia de evento, uma série de iniciativas que fortalecem as políticas públicas para mulheres. Dentre os destaques assinados, está a sanção do Projeto de Lei nº 386/2023 que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a fim de permitir a prorrogação da licença-maternidade por até 120 dias após a alta hospitalar, além da ampliação do período de recebimento do salário-maternidade. 


Ainda durante a Conferência, a delegação entregou à ministra das mulheres, Márcia Lopes, uma carta de solicitação da instalação da Casa da Mulher Brasileira em Pelotas. O documento foi assinado pelos prefeitos Fernando Marroni (Pelotas), Zelmute Marten (São Lourenço do Sul), Darlene Pereira (Rio Grande), e por vereadores e representantes dos Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres. A casa, apesar de localizada em Pelotas, atenderia toda a região.





Comentários


bottom of page