top of page

Pedro Osório se destaca na Operação Terra Forte com predominância de produtores da pecuária de corte

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • há 7 dias
  • 1 min de leitura

A lista de beneficiários do programa Operação Terra Forte foi divulgada na segunda-feira (3)


Por Celestino Garcia / JTR

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pedro Osório divulgou, na segunda-feira (3), a lista de beneficiários do programa Operação Terra Forte. A iniciativa do governo do Estado tem como objetivo recuperar e fortalecer a Agricultura Familiar diante dos efeitos das mudanças climáticas.


No município, cinco famílias foram selecionadas e receberão investimentos de até R$ 30 mil cada, com apoio técnico da Emater/RS-Ascar para a elaboração de diagnósticos e planos de ação voltados à melhoria da produção rural.


O levantamento divulgado pela Prefeitura mostra a forte presença de produtores ligados à pecuária de corte entre os selecionados. A atividade, tradicional na zona rural de Pedro Osório, reafirma sua importância como base da economia local e uma das principais fontes de renda do meio rural.


De acordo com dados da Embrapa, a cadeia produtiva da carne bovina movimentou cerca de US$ 198 bilhões em 2022, e o Brasil mantém um rebanho superior a 234 milhões de cabeças, conforme o Ministério da Agricultura. No Rio Grande do Sul, a agropecuária representa aproximadamente 23% do PIB estadual, com a pecuária de corte figurando entre as principais atividades, especialmente na região Sul, onde o manejo em campos nativos favorece sistemas produtivos sustentáveis.


Com o apoio técnico da Emater/RS-Ascar e os recursos garantidos pelo governo do Estado, os produtores contemplados em Pedro Osório poderão investir na recuperação de pastagens, adoção de energias renováveis e aprimoramento da infraestrutura das propriedades. As ações integram o esforço estadual para modernizar a Agricultura Familiar e fortalecer atividades estratégicas no meio rural.


Confira os contemplados:

ree

Comentários


bottom of page