top of page

Paula Mascarenhas anuncia saída do PSDB

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 16 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

Ex-prefeita, ex-presidente estadual da sigla e secretária de Relações Institucionais do Governo do Estado publicou a sua decisão na tarde desta terça-feira (16)


Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A secretária de Relações Institucionais do Governo do Estado, Paula Mascarenhas, anunciou na tarde desta terça-feira (16) sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) por meio de uma Nota Pública.


Na declaração, Paula explicou que, nos últimos meses, como presidente do partido no Rio Grande do Sul, a nova direção nomeada no estado tem sido composta majoritariamente por membros que, segundo ela, se dedicaram a práticas internas que considera inaceitáveis. "Esses métodos, que rejeito profundamente, tornaram insustentável minha permanência na sigla", afirmou a ex-presidente estadual do PSDB.


A ex-chefe do Executivo pelotense recorda, em sua nota de despedida do PSDB, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Bernardo de Souza. Ela relembra uma frase dita por ele ao trocar de partido, que, segundo Paula, traduz com precisão o sentimento que vive neste momento.


“Lembro-me de quando o então deputado Bernardo de Souza, com quem tive o orgulho de trabalhar por anos, meu mestre e meu farol na política, ao mudar de partido, proferiu uma frase que hoje resume perfeitamente meu sentimento: ‘Estou mudando para não mudar'."


Vida política

Paula foi filiada ao PPS entre 2000 e 2016, período em que ocupou diversos cargos e funções partidárias, atuando ao lado de Bernardo de Souza. Foi vice-prefeita na chapa de Eduardo Leite entre 2012 e 2016.


Em 2016, filiou-se ao PSDB para concorrer à Prefeitura de Pelotas, sendo eleita no primeiro turno com mais de 112 mil votos. Em 2020, foi reeleita prefeita, novamente pelo PSDB. Após concluir seus dois mandatos à frente do Executivo municipal, assumiu o cargo de secretária de Relações Institucionais do Governo do Estado.


No PSDB, Paula também exerceu funções de destaque, tendo sido presidente estadual da sigla e vice-presidente nacional do partido.


Leia a nota na integra

Prezados amigos, companheiros de luta política, filiados do PSDB, gaúchos e gaúchas,


Após quase uma década de militância dedicada ao PSDB – partido pelo qual tive a honra de ser eleita prefeita de Pelotas por duas vezes e do qual fui presidente estadual nos últimos dois anos, eleita por unanimidade –, comunico, após profunda reflexão, minha decisão de me desfiliar da legenda.


Guardo profunda gratidão e afinidade com os princípios históricos que sempre nortearam o PSDB: a responsabilidade fiscal, a defesa inegociável das instituições democráticas, o combate à corrupção e o compromisso inadiável com as reformas necessárias ao desenvolvimento do Brasil e do Rio Grande do Sul. Foram esses valores que me motivaram a ingressar no partido e a dedicar os melhores anos da minha vida pública à sua construção em nosso estado.


Infelizmente, a composição da nova direção nomeada no estado – formada majoritariamente por pessoas que, nos últimos meses, dedicaram-se a me combater internamente com métodos que rejeito profundamente –, tornou insustentável minha permanência.


A política da “guerra de guerrilha” e do desgaste interno se opõe radicalmente aos valores que sempre defendi. Essa forma de fazer política não me representa, nem representa o PSDB que ajudei a construir com tanto empenho e com tanta lealdade. Lembro-me de quando o então deputado Bernardo de Souza - com quem tive o orgulho de trabalhar por anos, meu mestre e meu farol na política -, ao trocar de partido, proferiu uma frase que hoje resume perfeitamente meu sentimento: “Estou mudando para não mudar.”


Meus princípios, minhas convicções e meu compromisso com Pelotas, com a minha região e com o meu estado permanecem inabaláveis. Continuarei trabalhando com a mesma dedicação de sempre pelos valores que sempre me guiaram, agora em um novo espaço partidário, que será oportunamente anunciado, e que me permitirá seguir atuando ao lado de grandes líderes, como o governador Eduardo Leite.


Agradeço a todos os tucanos históricos, aos filiados que sempre me apoiaram com lealdade, ao presidente Marconi Perillo, com quem convivi na condição de vice-presidente nacional e presidente estadual, e que me tratou com respeito e consideração, e à população, pela confiança depositada ao longo desses anos. O futuro segue sendo de luta e de construção – e nele estarei, com a mesma determinação de sempre.


Paula Mascarenhas

Ex-prefeita de Pelotas

Ex-presidente estadual do PSDB/RS

Comentários


bottom of page