O Podcast Sul Rural recebe pesquisadores da Embrapa em conversa sobre inovação e futuro do agronegócio
- deborasaraivajv
- 12 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

O Sul Rural desta segunda-feira (11) contou com a participação do pesquisador da Embrapa, Giovani Theisen, e do novo chefe da unidade, Leonardo Dutra, que compartilharam suas visões sobre os desafios, avanços e perspectivas para o setor produtivo na região sul do Rio Grande do Sul.
Durante a entrevista conduzida pela jornalista Élida Lima, os convidados falaram sobre inovação tecnológica, práticas sustentáveis, integração entre pesquisa e campo e destacaram projetos estratégicos voltados para fortalecer a produção rural. Leonardo Dutra também apresentou as diretrizes da nova gestão na Embrapa, com foco em ampliar parcerias e gerar soluções adaptadas às demandas dos produtores.
O programa foi transmitido ao vivo, às 19:30h, pelas rádios Tupanci FM 976.7 e Difusora FM 106.3, além de exibição simultânea em vídeo nos canais no YouTube e Facebook. O Sul Rural conta com o patrocínio da Agropecuária Sallaberry e vai ao ar todas as segundas-feiras, das 19:30h às 20:30h.
Nesta terça-feira, 12 de agosto, tem início o 13º Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, realizado nas dependências do Sesi e do Clube Brilhante, em Pelotas. Após 10 anos, o evento volta ao município, trazendo uma programação dinâmica e técnica, com foco em temas como mercado, genética, clima e insumos, aliados à tecnologia e inovação.
Promovido pela Sociedade Sul-Brasileira do Arroz Irrigado (Sosbai) e pela Embrapa, o congresso conta ainda com a participação da EPAGRI, IRGA e de universidades como UFPel, UFRGS e UFSM. A expectativa é reunir cerca de 700 participantes ao longo dos quatro dias de programação, que se encerram no dia 15.
O evento terá uma ampla grade de painéis técnicos, reunindo personalidades consideradas referência no setor para apresentar visões e possibilidades de aplicação de conhecimento e tecnologias na cultura do arroz. Entre os destaques está a participação da pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina/PR), Mariangela Hungria, reconhecida internacionalmente por seus estudos na área.





Comentários