Município de Pedro Osório encerra 2025 com avanços em áreas estratégicas
- Rádio Tupanci
- 2 de jan.
- 2 min de leitura
Gestão foi marcada por conquistas que buscam a melhoria do município
Por Júnior Ebersol / JTR

Marcado por importantes conquistas e investimentos, em 2025, Pedro Osório contou com ações em áreas como assistência social, saúde, educação, infraestrutura, agricultura, cultura e transporte, que se consolidaram como avanços significativos, projetando novas metas para 2026.
Ação Social
O destaque foi a conquista do novo prédio da Secretaria de Trabalho, Cidadania e Ação Social (STCAS), em comodato com a Mitra Diocesana, além da entrega de 350 cestas de Natal às famílias em situação de vulnerabilidade. Os restaurantes populares ampliaram seu atendimento, passando a distribuir cerca de 300 refeições diárias e gratuitas. Para o próximo ano, o município já projeta a adesão a programas como: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Prato Gaúcho e Consulta Popular.
Agriculta e Meio Ambiente
Foram construídas 13 cisternas e 10 açudes, a patrulha agrícola passou por reforma, novos contêineres de lixo foram instalados e avançou a criação da cooperativa de reciclagem. Também ganhou destaque o projeto do Núcleo Integrado de Previsão da Universidade Federal de Pelotas (NIP/UFPel) em parceria com a Defesa Civil, voltado ao mapeamento e prevenção de desastres no Rio Piratini.
Cultura e Desporto
Setor recebeu maior incentivo, com aumento do apoio ao CarnaPO, criação do pré-carnaval no Camping Municipal e fortalecimento das categorias de base esportivas. Na educação, 60 alunos se formaram pelo IFSul Polo Pedro Osório, houve entrega de materiais às escolas, investimento em formação continuada e apoio à orquestra estudantil.
Saúde
Mais de R$ 1 milhão foi investido na reforma e ampliação da Santa Casa e da UBS José Leite, além da ampliação do programa MedCasa, que passou a entregar medicamentos em domicílio para 50 pacientes.
Obras e Pavimentação
Importantes vias foram pavimentadas e trechos críticos receberam melhorias em drenagem. Entre as principais conquistas do ano estão a aquisição de um novo ônibus para o transporte coletivo gratuito e a instalação de novos abrigos, com investimento de R$ 170 mil viabilizado por emenda do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT). Também foi realizada a entrega das escrituras das 151 casas do Loteamento Novo Tempo, a municipalização do trecho urbano da ERS-706 e a ampliação do diálogo com a população por meio dos programas Prefeitura no Bairro e Prefeitura no Interior.
Para o prefeito Ricardo Alves (MDB), o ano foi de aproximação com a comunidade. “Trabalhamos com responsabilidade, olhando para quem mais precisa e estruturando a cidade para o futuro”, afirmou. Já o vice-prefeito Davi Lucas (MDB), destacou o trabalho coletivo: “Cada conquista é resultado de diálogo, planejamento e do esforço conjunto de servidores, parceiros e da população”, destaca.





Comentários