Hora Marcada recebe vereador Antônio Peixoto (PSD) para entrevista acerca da fiscalização da saúde em Pelotas
- Rádio Tupanci
- 30 de set.
- 2 min de leitura
A atuação do vereador em seu primeiro ano de mandato tem sido voltada para a pauta da saúde, com a fiscalização das Unidades Básicas e a construção de um relatório que identifica as principais problemáticas de infraestrutura e administração.
Por Maria Eduarda Lopes

O programa Hora Marcada, apresentado pelo jornalista Sérgio Corrêa, recebeu na manhã de sexta-feira (26) o vereador Antônio Peixoto (PSD), para uma entrevista acerca da sua atuação política na Câmara, que tem como foco principal a situação da saúde em Pelotas. Antônio foi candidato nas eleições municipais de 2024 e eleito com 1869 votos.
O vereador destaca que trabalha junto à Secretaria de Saúde para entender as limitações do município em relação às Unidades Básicas. “As UBS têm que funcionar 100%, esse é o grande projeto para o primeiro ano de mandato, entregar para a população uma fiscalização de todas as unidades e dedicar 100% das minhas emendas impositivas para a saúde”. Segundo ele, as emendas serão destinadas à infraestrutura, para a compra de câmaras de refrigeração para as salas de vacina, ar-condicionados e computadores. “Precisamos dar condições para cobrar a funcionalidade plena das UBS”, completa.
O relatório que está sendo produzido pelo vereador busca identificar os principais problemas envolvendo infraestrutura e problemáticas administrativas, e será entregue à Prefeitura quando for finalizado. “Não adianta realizar essa fiscalização e não oferecer nenhuma alternativa para poder ajudar”, ressalta Antônio.
De acordo com o vereador, a receptividade dos servidores para apontar os problemas e discutir soluções tem sido positiva. “Munido das informações de ambos os lados, do paciente e de quem atende, construímos os pedidos de demandas”.
Além do poder público, Antônio aponta a importância da atuação das universidades no atendimento da população: “Tem algumas UBS ótimas, com boas infraestruturas, principalmente as conveniadas com as universidades. As universidades prestam um grande suporte e acabam fazendo o papel do Executivo, fornecendo equipamentos e realizando serviços que seriam da Prefeitura”.
O vereador tece uma crítica construtiva ao cenário atual da saúde no município. “Acho que tem muito a ser melhorado, principalmente a questão dos equipamentos. Mas precisamos ter uma gestão melhor. Essa radiografia da situação já deveria ter sido feita, nem deveria estar sendo feita por mim, e sim pelo Executivo. Não só nessa gestão, mas em todas as anteriores. As gestões deveriam ter na palma da mão os domínios dos problemas, problemas que às vezes são até ingênuos de serem resolvidos”, esclarece sua crítica.
Na entrevista, o vereador também respondeu algumas dúvidas dos ouvintes acerca de questões como a falta de atendimentos em algumas unidades.

Confira a entrevista completa no canal do YouTube da Rádio Tupanci.





Comentários