top of page

Hora Marcada recebe Secretária de Saúde de Pelotas para falar sobre iniciativa da Carreta da Saúde

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 20 de out.
  • 2 min de leitura

Inserida na programação do Outubro Rosa, a chegada da Carreta da Saúde estava prevista para ocorrer na quinta-feira (16) e acabou sendo transferida para o dia 24.

Por Maria Eduarda Lopes

Foto: reprodução
Foto: reprodução

O programa Hora Marcada, apresentado pelo jornalista Sérgio Corrêa na Rádio Tupanci, recebeu na manhã de quinta-feira (16) a Secretária de Saúde de Pelotas, Angela Vitória, para uma entrevista acerca da iniciativa nacional da Carreta da Saúde, que vai integrar a programação do Outubro Rosa no município.


Exames voltados à prevenção ao câncer de mama e colo de útero


A carreta é uma unidade móvel, equipada com consultórios médicos e salas de exames, que percorre regiões do país para o atendimento da população inspirada no modelo Agora Tem Especialistas. 

Inserida nas ações do mês de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo de útero, a estrutura pertence ao Ministério da Saúde e oferecerá atendimentos, a partir do dia 24 de outubro durante 30 dias, para às mulheres que já consultaram nas UBSs e aguardam na fila para consulta com especialista ou realização de exames.

Os procedimentos previstos serão a mamografia, coleta citopatológica (papanicolau), colposcopia, biópsias e ultrassonografias. Também serão atendidos problemas relacionados a sangramentos vaginais.

A carreta permanecerá na área da Antiga Estação Ferroviária, no Largo de Portugal, local onde serão realizados os atendimentos.


Entrevista no Hora Marcada


A Secretária da Saúde explica que a carreta que chega à Pelotas oferece 3 Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs), um conjunto de procedimentos que são organizados para agilizar a conclusão de etapas específicas no cuidado do paciente, como diagnóstico ou tratamento. “É para tratar especificamente da questão da mama ou do colo de útero. Hoje são 1.020 mulheres na fila de espera para atendimento de mamografia. Nos primeiros 30 dias a carreta vai atender 600 mulheres. E vamos dialogando para ver quantos mais conseguimos atender”, esclarece Angela.


A secretária também destaca que a Prefeitura realiza por volta de 300 exames mensais, pois o número de contratos é menor do que a demanda do município. A chegada da Carreta da Saúde irá aliviar esses números, conforme ela. “Também fizemos um movimento com as clínicas e hospitais privados, solicitando como cortesia alguma oferta de exames. No Outubro Rosa precisamos sensibilizar a sociedade, vamos trabalhar para acabar com a fila de 1.020 neste período de outubro até novembro”.


Diariamente cerca de 50 a 60 pessoas serão atendidas por dia. Conforme a necessidade, o laudo retornará em um prazo de 7 dias. Acerca dos dados de câncer do colo de útero, Pelotas realiza aproximadamente 15.000 procedimentos de papanicolau por ano, conforme Angela.


Se for necessário, o paciente será encaminhado para o tratamento. A organização foi pensada entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, para que hospitais que realizam radioterapia e quimioterapia estejam disponíveis para o serviço. “Toda essa logística está sendo organizada para que quem tenha passado na carreta tenha um rápido diagnóstico e o tratamento necessário seja agendado o mais rápido possível. O objetivo é diminuir o tempo de espera em cada uma das etapas deste processo”, completa a secretária.


📻 Confira a entrevista completa no canal do YouTube da Rádio Tupanci.


Comentários


bottom of page