top of page

UFPel recebe projeto de combate à desinformação em saúde mental

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Com foco no jornalismo científico digital e na literacia em saúde, VerdadeiraMente é voltado à população de Santa Maria, Pelotas e Rio Grande

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Auditório Acadêmico Andrew Valadão, localizado no 4o andar do Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebe, no dia 01/12, o evento de lançamento

oficial, para Pelotas e Rio Grande, do projeto de extensão ‘Verdadeiramente: prevenção e combate à desinformação em saúde mental’. A iniciativa, financiada pelo CNPq e Ministério da Saúde, tem sua sede de execução na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas conta, entre os participantes, com professores e estudantes do curso de Jornalismo da UFPel e profissionais da Comunicação dos hospitais universitários da UFSM, UFPel e FURG.


Para a professora do curso de Jornalismo da UFPel e integrante do projeto, Silvia Meirelles, o Verdadeiramente acontece em um contexto urgente. “A gente vive um período em que as pessoas fazem autodiagnóstico pelas redes sociais, seguindo checklists e conteúdos superficiais, principalmente quando falamos de saúde mental. Pensar um projeto voltado à desinformação nessa área é importante para tratarmos com mais cuidado o acesso a informações tão fundamentais”, afirma.


O evento, gratuito, terá início às 17h, e é aberto a professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas da Saúde e da Comunicação, além de interessados no tema. Estudantes inscritos poderão receber certificados com horas de atividades complementares. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no link. Serão certificados aqueles que assinarem a lista de presenças no evento. A programação inclui apresentação do projeto, falas dos participantes e uma mini-palestra sobre ‘Desinformação e Saúde Mental’ com a coordenadora geral do projeto, professora Luciana Carvalho (UFSM e PPGCIC/Unipampa), doutora em Comunicação, líder do Grupo de Pesquisa Desinfomídia (UFSM/CNPq).


Com a participação de estudantes bolsistas e voluntários dos cursos de Comunicação da UFPel e UFSM, sob orientação dos professores e profissionais, o projeto criou e mantém um site com reportagens sobre saúde mental, tendo por base princípios do jornalismo científico. As matérias publicadas são validadas pelos especialistas ligados ao projeto - pesquisadores das áreas da Psicologia, Psiquiatria, Educação Física, Farmacologia e Enfermagem, que atuam como fontes de informação científica e consultores em suas áreas.


A bolsista Andrine Teixeira, estudante de Jornalismo da UFPel, destaca o impacto direto da iniciativa na comunidade. “O VerdadeiraMente assume um papel que vai além de desmistificar: ele atua como divulgador científico. A parceria com Pelotas nos ajuda a descobrir e compartilhar projetos públicos e sociais para que cheguem a quem realmente precisa ou busca esse tipo de conteúdo”, reforça.


Em 2025, foram publicadas mais de 20 reportagens que abordam iniciativas acadêmicas ou procuram desmistificar estigmas e preconceitos em saúde mental. Além das matérias, a equipe produz e veicula material de divulgação científica (audiovisual e sonoro) para as demais plataformas digitais do projeto, além da divulgação em emissoras parceiras.


Em 2026, será dada atenção especial às ações previstas de literacia em saúde, com rodas de conversa em escolas e bairros, e capacitações a agentes comunitários de saúde nos municípios atendidos - Santa Maria, Pelotas e Rio Grande. Segundo os gestores do projeto, o objetivo é tornar as pessoas mais preparadas para tomar decisões baseadas em evidências científicas quando se trata de saúde mental, prevenindo a adesão a crenças negacionistas e as capacitando para verificar as informações que consomem na área. Também são planejadas ações em unidades de saúde integrantes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) nos municípios, onde também serão deixados materiais impressos, como cartazes e folders, que convidem os usuários do SUS a acessar as mídias do VerdadeiraMente.


“Acreditamos no poder do jornalismo responsável e da extensão universitária para ampliar o letramento da população, em termos de ciência e saúde, sobretudo das populações mais vulneráveis. Queremos romper as barreiras do negacionismo e da polarização para que, aos poucos, possamos retomar a confiança na ciência e nas universidades”, afirma a coordenadora do VerdadeiraMente, professora Luciana Carvalho.


Serviço: O quê? Lançamento do projeto Verdadeiramente em Pelotas

Quando? Dia 01/12, às 17h.

Onde? Auditório Acadêmico Andrew Valadão - Campus Anglo / Ufpel (4° andar) - Rua Gomes Carneiro, 01.

Comentários


bottom of page