Hora Marcada recebe representantes do Hospital Escola para falar sobre mutirão de atendimentos
- Rádio Tupanci
- 11 de set.
- 3 min de leitura
Ao longo de setembro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) oferece mais de 450 atendimentos em mutirões envolvendo cirurgias, exames, consultas e ações educativas.
Por Maria Eduarda Lopes

Na manhã desta quinta-feira (11), o programa Hora Marcada, apresentado diariamente pelo jornalista Sérgio Corrêa, recebeu a Gerente de Atenção à Saúde, Gabriela Klein, e o Gerente Administrativo, Ricardo Peter, do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), para uma entrevista acerca dos mutirões de saúde que estão sendo realizados localmente e nacionalmente.
Mutirões de atendimento em Pelotas
Ao longo de setembro, o HE-UFPel, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza três mutirões envolvendo consultas, exames, cirurgias, triagens e ações de orientação e reabilitação. A programação integra a iniciativa Ebserh em Ação, em conjunto com o Programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde.
Ao todo, serão ofertados 458 procedimentos de diversas modalidades, beneficiando pacientes que estão na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo que o paciente não seja de Pelotas, ele também poderá ser atendido. O primeiro mutirão foi realizado no domingo (7) e contou com a oferta de mais de 195 procedimentos.
No próximo sábado (13), o “Dia E” da iniciativa Ebserh em Ação mobiliza em escala nacional 45 hospitais da rede. Nesta data, o HE-UFPel irá disponibilizar 244 atendimentos e 20 procedimentos cirúrgicos. Já no último dia de mutirões, programado para o penúltimo sábado do mês (20), ofertará mais 224 procedimentos.
Apesar da programação para setembro, os mutirões acontecem desde o mês de abril, e novos atendimentos estão previstos para dezembro. Conforme dados apresentados na entrevista, desde abril, já foram feitos 834 procedimentos (entre consultas e exames), e aproximadamente 50 cirurgias.
Entrevista no Hora Marcada
Conforme explica o Gerente Administrativo, o HE-UFPel é gerido pela empresa pública de direito privado Ebserh, que faz a gestão de 45 hospitais em rede, sendo a maior rede de hospitais públicos do país. “Todos os hospitais universitários que dependem do ensino integram a Ebserh, que trabalha com inovação e pesquisa”, afirma Ricardo.
Sendo assim, o “Dia E” é uma grande ação promovida em conjunto com o governo federal através dos Ministérios da Educação e da Saúde. “Esses atendimentos não são uma simples redução a ponto de atender 20 a 50 pacientes. É sobre atender cada um com qualidade e cuidado. É uma busca qualificada, todos os atendimentos que pretendemos reduzir são justamente por necessidades da Secretaria Municipal da Saúde”, completa o gerente.
Organizados entre a rede, os mutirões acontecem tanto em nível municipal, quanto nacional. Segundo a Gerente de Atenção à Saúde, a Ebserh em Ação existe desde 2024, contando recentemente com a participação do Agora Tem Especialistas, através da ação de movimentar forças-tarefas em momentos de contraturno para aumentar a produção de exames e consultas com o objetivo da redução das filas de espera do SUS. O “Dia E” se soma à essa ação para oferecer atendimentos em toda a rede de hospitais universitários articulados no país. “Realizamos esses mutirões sempre com a busca qualificada, entendendo qual a necessidade do município de Pelotas e região”, ressalta Gabriela.
O HE-UFPel possui diálogo direto com a Prefeitura para a realização dos mutirões, pois a Secretaria Municipal de Saúde é quem gere a fila, com pacientes elencados por critérios clínicos que são encaminhados para o hospital.
No “Dia E” anterior, feito em julho deste ano, a ação permitiu a realização de 10 mil exames, 1.244 mil consultas e 1.060 cirurgias em todo o país. “É um grande esforço coletivo da rede. Ao longo dos meses e das semanas, os hospitais universitários podem e fazem mutirões isolados, assim como tivemos no feriado de 7 de setembro e como faremos no dia 13 e 20”, destaca Ricardo.
Os procedimentos dos próximos mutirões acontecem em todo o complexo hospitalar do Hospital Escola. Os exames e procedimentos serão feitos na Faculdade de Medicina (Famed-Fragata), no prédio da antiga Laneira Pelotense, e terão ações dentro do próprio HE-UFPel, no bloco cirúrgico. Além disso, em alusão ao Setembro Amarelo, serão ministradas ações voltadas à prevenção ao suicídio e cuidados da saúde mental com os pacientes.

Confira a entrevista completa.





Comentários