Hora Marcada recebe representantes da Aapecan para divulgar campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas”
- Rádio Tupanci
- 23 de set.
- 3 min de leitura
Campanha visa incentivar doações em período de desafios financeiros. Associação aceita valores de forma online, física, por boleto ou pix. Alimentos de dieta suplementar e roupas também são bem-vindos.
Por Maria Eduarda Lopes

O programa Hora Marcada, apresentado pelo jornalista Sérgio Corrêa, recebeu na manhã desta terça-feira (23) representantes da Aapecan para divulgar a atuação da associação no auxílio social de pacientes oncológicos e ressaltar a importância das doações da comunidade. Os entrevistados foram o assessor de comunicação Michel Burkert, e a assistente social Lidiane Borges, que divulgaram a campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas”.
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que oferece atendimento gratuito à pessoas com diagnóstico de câncer. A entidade realiza o acolhimento dos usuários e familiares através de acompanhamento social e psicológico com assistentes sociais. Os serviços incluem assistência nutricional, hospedagem e acolhimento institucional provisório, assessoramento e defesa de garantia de direitos e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Atualmente a Aapecan possui 15 unidades de atendimento e 11 Casas de Apoio espalhadas pelo Rio Grande do Sul.
Nesta terça (23), a Aapecan está lançando a campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas” com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a comunidade a realizar doações que garantam a continuidade dos atendimentos.

Entrevista no Hora Marcada
A assistente social Lidiane Borges ressalta a importância da atuação da Aapecan. “São mais de 15 municípios atendidos pela nossa unidade em Pelotas. Somente no mês de agosto tivemos o total de 1225 atendimentos. Nosso trabalho é completo para que o usuário seja atendido com maior acolhimento e dignidade, e possa ter qualidade de vida durante o tratamento oncológico. Receber carinho e apoio faz toda a diferença. E esse carinho que a Aapecan tem com os usuários é justamente para que eles possam seguir tranquilos durante o tratamento, seguramos as mãos deles para que sigam com confiança e segurança”.
Entre as doações possíveis, Lidiane explica que a instituição também aceita doações de suplementos alimentares recomendados para casos oncológicos. “O município leva em torno de 30 a 40 dias úteis para oferecer essa dieta ao paciente oncológico. Às vezes o paciente usa sonda, não consegue fazer a refeição adequadamente, e precisa dessa suplementação”.
O assessor Michel Burkert aproveita o espaço para divulgar a campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas”. “Estivemos na Rádio há cerca de um mês falando sobre as dificuldades que Aapecan enfrenta. E hoje estamos lançando essa campanha justamente para reverter essa situação. Somos o suporte à quem precisa no tratamento oncológico, e a comunidade é o suporte para que a Aapecan continue o seu trabalho. Com essa campanha destacamos nossos números de atendimento e tudo que temos feito em 20 anos de atividade, e buscamos sensibilizar a comunidade e o empresariado para que possamos aumentar as arrecadações para que não seja preciso limitar os benefícios. Trabalhamos com dificuldade, mas seguimos ajudando quem precisa”.
A campanha busca arrecadar todos os tipos de doações, seja de valores financeiros ou alimentações, além de fidelizar os contribuintes. “Mês a mês aumentam os números de cadastros e as demandas, e as doações não estão acompanhando. Entendemos o cenário econômico de dificuldades que o município, o estado e o país estão passando. Quem puder colaborar com as dietas isso também nos ajuda, de certa forma, a economizar para que possamos investir em outras questões com esses recursos economizados”, completa Michel.
Quem desejar colaborar pode contribuir com qualquer valor por meio de PIX, através da chave: 07.280.658/0002-24. Doações físicas também podem ser entregues diretamente na sede da unidade, localizada no Centro, Rua Bernardo Píres, 350. Também é possível ser feita pelo site, de forma online. Mais informações podem ser conferidas pelo WhatsApp (55) 99672-6467 ou pelo perfil do Instagram (@aapecanmetadesul).
📻 Confira a entrevista completa no canal do YouTube da Rádio Tupanci.





Comentários