Hora Marcada recebe escritor Eduardo Torres para divulgar pré-lançamento de novo livro
- Rádio Tupanci
- 2 de out.
- 2 min de leitura
Sua mais nova obra “Eduardo Leite: Liderança Transformadora” aborda a trajetória política e pessoal do atual governador do Rio Grande do Sul. O autor é conhecido por livros que valorizam histórias e personagens da região.
Por Maria Eduarda Lopes

Na manhã desta quinta-feira (2), o programa Hora Marcada com Sérgio Corrêa, recebeu o escritor e jornalista Eduardo Torres para uma entrevista sobre o pré-lançamento de seu novo livro, que retrata a trajetória política e pessoal do governador Eduardo Leite. O pré-lançamento ocorre hoje, a partir das 18h30, no Mezanino do Boteco do Cruz, localizado na Rua Quinze de Novembro, n° 701.
Os livros estarão disponíveis amanhã, sexta-feira (3), nas lojas da Livraria Vanguarda em Pelotas e Rio Grande. Dentro deste mês, o evento de lançamento oficial contará com a presença do governador Eduardo Leite. O escritor também estará presente para uma sessão de autógrafos na abertura da Feira do Livro, que acontece no dia 30 de outubro.

O escritor e jornalista pedro-osoriense também publicou as obras “Adão: Vida e Obra do Líder de Dois Povos”, que retrata a história do ex-prefeito de Pedro Osório e Cerrito, e “Redentor: A volta do Pelotas ao Campeonato Gaúcho”, que relata o retorno do Esporte Clube Pelotas para a elite do futebol gaúcho em 2018.
Entrevista no Hora Marcada
Eduardo conta que começou a desenvolver a obra entre 2020 e 2021, motivado pela curiosidade de traçar um paralelo entre os feitos do governador na gestão da prefeitura de Pelotas e no estado. “O livro estava escrito até o oitavo capítulo, que chegava até às eleições de 2018. A partir daí, escrevi mais cinco capítulos. Finalizei o restante este ano”, relata.
“Costumo dizer que este livro é sobre a trajetória pessoal e política, e não uma biografia. É um trabalho de pesquisa feito em cima de fontes confiáveis e conhecidas, tanto em Pelotas, quanto no Rio Grande do Sul e no resto do país. A parte pessoal foi arrematada após revisão do professor José Luis Marasco, pai do governador”. O escritor destaca a importância da participação do professor na revisão da obra.
Eduardo comenta sobre trechos da obra, que abordam o combate a pandemia e as enchentes de maio de 2024. “Não temos ideia da quantidade de ações tomadas pelo governador e pela equipe nesse período”.
“É preciso lidar com as críticas, da mesma forma que lidamos com os elogios. Eu não criei fatos, eu relatei eles. E fiz um entendimento de que esta obra não era um espaço para fazer juízo de valor. Me restringi à descrição dos fatos para contar a história. É um relato de uma figura política da qual eu, pessoalmente, admiro bastante. Hoje vivemos um cenário de polarização, e o governador Eduardo, que se coloca como político de centro, recebe críticas de todos os lados", completa o escritor.
📻 Confira a entrevista completa no canal do YouTube da Rádio Tupanci.





Comentários