Hora Marcada recebe diretor-presidente do Sanep para falar sobre abertura de licitação para escolha de nova empresa para coleta de lixo
- Rádio Tupanci
- 29 de set.
- 2 min de leitura
Por Maria Eduarda Lopes

O programa Hora Marcada, apresentado pelo jornalista Sérgio Corrêa, recebeu na manhã de quinta-feira (25) o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, para falar sobre a abertura de uma licitação emergencial para a escolha de uma nova empresa para a coleta de lixo na cidade. O prazo de contratação terá duração de 1 ano. Dentre as exigências da etapa seletiva, o diretor destacou que a empresa precisará demonstrar que já executa serviços de coleta para garantir qualidade. Por conta do caráter emergencial, o processo será mais rápido e simplificado, encerrando-se na próxima terça-feira (30). A próxima licitação, que será aberta em 2026, terá duração de 5 anos.
Ellemar informou que a atual empresa que faz o recolhimento do lixo está atuando em Pelotas há cerca de 7 anos, e vai continuar com o serviço, mesmo com o encerramento do contrato, até o processo de licitação indicar um novo vencedor. “Queremos tranquilizar a população, tudo vai seguir nos mesmos moldes que está hoje”, ressalta.
O diretor destaca que qualquer mudança precisa ser bem calibrada por conta da complexidade da rede de coleta municipal. “Nossa coleta tem a parte conteinerizada, porta a porta, coleta seletiva, e coleta no meio rural… É bem complexa, não é simplificada”.
Importância da colaboração da comunidade
Ellemar comenta sobre a importância da cooperação da sociedade para que o serviço público seja bem executado. “Somos uma comunidade. Não tem como o poder público fazer tudo sozinho. Cada um tem que fazer sua parte, descartar os resíduos corretamente e usar os serviços oferecidos. Quando isso não acontece, logicamente temos problemas. Não tem como o Sanep resolver tudo isso. É uma questão de coletividade para que se tenha uma cidade mais limpa. Entendemos a insatisfação, mas também temos limites, não temos como controlar cada cidadão, cada um deve ter sua consciência e fazer a coisa correta, assim todos estaremos nos ajudando”, completa.
Separação da taxa de lixo nas contas
Durante a entrevista, Ellemar reafirmou a possibilidade dos cidadãos solicitarem a unificação da taxa do lixo com a conta de água. A autarquia entrou em acordo com o Tribunal de Justiça para viabilizar a preferência de grande parte dos consumidores de pagar a taxa do lixo e a conta de água em um único código de barras, modelo adotado desde 2017. Os clientes interessados em quitar as cobranças em um único boleto podem realizar o pedido junto à autarquia, de forma online ou presencialmente.

Confira a entrevista completa no canal do YouTube da Rádio Tupanci.





Comentários