top of page

Financiamento de R$ 331 milhões do BNDES visa preparar Porto de Rio Grande para navios maiores

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 11 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Dinheiro deve ser investido em dragagem, automação e compra de novos guindastes e tratores elétricos para aumentar a eficiência do terminal portuário gaúcho


Por G1

Foto: Divulgação/Portos RS
Foto: Divulgação/Portos RS

O terminal de contêineres de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, vai passar por modernização com um financiamento de R$ 331 milhões. O valor foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Tecon Rio Grande S/A, empresa do grupo Wilson Sons que opera o local.


O dinheiro, proveniente do Fundo da Marinha Mercante, será destinado a obras de dragagem, automação do cais e à compra de novos equipamentos. A lista inclui portêineres (guindastes que movem contêineres do navio para o cais), além de novos guindastes de pátio (RTGs) e tratores elétricos.


Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a modernização deve reduzir o tempo de permanência dos navios e, consequentemente, os custos operacionais. Ele afirma que o projeto visa impulsionar o desenvolvimento e as exportações na Região Sul.


O Tecon Rio Grande é o único terminal exclusivo para contêineres no estado. Atualmente, possui capacidade para movimentar 1,42 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.


O financiamento está inserido na iniciativa BNDES Azul, lançada pelo banco em janeiro de 2024 para apoiar projetos na chamada "economia azul", que inclui desde infraestrutura portuária até a descarbonização da frota naval.



Comentários


bottom of page