top of page

51ª Feira do Livro de Pelotas termina com movimento positivo nas vendas

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 17 de nov.
  • 3 min de leitura

“As Aventuras de Mike” foi o livro mais vendido de 2025


Foto: Paola Camargo
Foto: Paola Camargo

A 51ª Feira do Livro de Pelotas terminou, neste domingo (16), com praça cheia, apesar da chuva. A presença dos escritores Gabriel Dearo e Manu Digilio, do fenômeno infantil “As Aventuras de Mike” atraiu centenas de famílias para o evento e garantiu as vendas do dia e a liderança do livro no ranking dos mais vendidos desta edição. O levantamento feito pela Câmara Pelotense do Livro junto às 12 livrarias participantes indica que o faturamento dos expositores aumentou entre 5% e 7% com relação ao ano passado.


“Os dois dias de chuva da última semana nos prejudicou, somado a isso se tem o início das Black Fridays nas principais livrarias online, o que prejudica a venda de livros físicos, mas conseguimos manter um crescimento interessante, o que reafirma a importância da Feira do Livro de Pelotas para as livrarias da região”, afirmou André Souza da Silva, presidente da Câmara Pelotense do Livro.

A análise é reforçada por livreiros experientes como Nilo Hamm, que este ano completou sua 22ª edição. “Fazemos feiras em toda a região, mas Pelotas é sempre a melhor, tanto pelo volume de público, como pelo tempo de feira e, claro, as atrações que costumam trazer bastante gente. Com certeza voltaremos novamente em 2026”, afirmou.


Em sua 27ª Feira do Livro, Rosane Zafalon da Livraria da Liga Espírita Pelotense é outra que reforça a importância do evento para o setor.


“Apesar de termos um público cativo sempre há gente nova descobrindo nossa livraria e comprando nossos títulos. Vale muito a pena estar aqui”, diz.

Consumidores aprovam feira

Apesar das ofertas das livrarias online, o público pelotense aprova o evento, que muitos apontam como um estímulo ao consumo de livros. “A feira é um incentivo a conhecer e comprar livros, a não ficar somente em função do celular, especialmente para as crianças e adolescentes”, comentou Daniel Kopereck, que no sábado (15), percorreu a feira acompanhado de sua filha, Giovana, de dez anos. “Eu não esperava encontrar tanta variedade, mas agora quero levar muitos livros para casa”, completou Giovana.


“As Aventuras de Mike” é o livro mais vendido de 2025

A presença de autores de renome nacional na 51ª Feira do Livro possibilitada pela parceria da Câmara Pelotense do Livro com o Sesc/RS teve influência direta sobre a lista dos títulos mais vendidos da edição.


Fenômeno nas redes sociais o casal Gabriel Dearo e Manu Digilio fecharam a programação e garantiram que seu livro “As Aventuras de Mike” permanecesse no topo da lista. Logo depois aparecem, na sequência, duas obras de Itamar Vieira Junior, “Torto Arado” e “Coração sem Medo”. Itamar esteve em Pelotas no primeiro final de semana do evento. O quarto título mais vendido foi “Colheita dos Ossos” de Pablo Zorzi, que passou pela feira no sábado (15).


O top 5 é fechado com o clássico “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Bronte, cujas vendas foi impulsionada pelo adaptação cinematográfica disponível nos streamings.


Confira os dez mais vendidos:

1. “As Aventuras de Mike”, Gabriel Dearo e Manu Digilio

2. “Torto Arado”, Itamar Vieira Junior

3. “Coração sem Medo”, Itamar Vieira Junior

4. “Colheita de Ossos”, Pablo Zorzi

5. “O Morro dos Ventos Uivantes”, Emily Bronte

6. Coleção Minecraft

7. “1958: o Ano em que o Pelotas Desafiou Gigantes”, Klécio Santos

8. “Na Ponta dos Pés”, Ana Cristina Vargas

9. “Noites Brancas”, Dostoievski

10. “O Segredo Final”, Dan Brown

Comentários


bottom of page