Vice-prefeito de Herval integra comitiva do Cideja em Brasília e participa de agendas sobre estradas e programas agropecuários
- luizfernandokopper
- 8 de mai.
- 2 min de leitura

Desde a última terça-feira (6), o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) está com uma comitiva em Brasília para uma série de agendas estratégicas. O vice-prefeito de Herval, Rodrigo Dutra, integra o grupo, reforçando o compromisso regional com pautas conjuntas e mostrando que a união entre os municípios tem gerado força política e institucional.
Além de participar das atividades do consórcio, Dutra aproveitou a viagem para visitar parlamentares e estreitar os laços em benefício de Herval, buscando novos caminhos para investimentos e projetos no município.
Nesta quinta-feira (8), último dia da missão na capital federal, a comitiva deu continuidade às reuniões, com foco em quatro principais temas:
Manutenção de Estradas: Foram discutidas as condições atuais das estradas rurais e urbanas, com definição de prioridades para ações de recuperação e manutenção.
Transferência de Recursos: O grupo debateu o processo de repasse de verbas do governo federal e o cadastro no sistema Proner, que tem prazo até o final de maio para apresentação de projetos de melhoria de estradas com financiamento ministerial.
Programas do Ministério da Agricultura (MAPA):
Proner: voltado ao registro e execução de projetos de infraestrutura rural.
Promac: permite a aquisição de máquinas como retroescavadeiras, caminhões e tratores por meio de ata de preços subsidiada.
Proposta Voluntária: voltada a organizações da sociedade civil com foco no fomento agropecuário.
Edital 22000/20250022: com recursos de até R$ 70 milhões destinados a associações não governamentais, o edital segue com inscrições abertas até 30 de maio na plataforma Transfere Gov.br.
Como encaminhamento, foram definidos os responsáveis por cada eixo de ação e agendada uma nova reunião para acompanhar o andamento das propostas apresentadas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper





Comentários