Um dos pedidos de impeachment contra Fernando Marroni atende a todos os requisitos técnicos
- Jean Pierre Knepper
- há 11 horas
- 2 min de leitura
O conteúdo deve ser levado ao conhecimento integral dos parlamentares até quinta-feira da próxima semana
Por Redação com informações de Ascom/Câmara

Parte da primeira sessão ordinária da semana na Câmara de Vereadores, realizada na terça-feira (10), foi dedicada, regimentalmente, a manifestações sobre a situação da saúde pública do município.
O primeiro vice-presidente da Casa, vereador Marcelo Bagé (PL), relatou a visita ao Gabinete da Presidência de um familiar de uma paciente oncológica que faleceu aos 32 anos enquanto aguardava encaminhamento para o início da quimioterapia. Antes de morrer, a jovem protocolou pedido de impeachment contra o prefeito Fernando Marroni, apontando demora e falta de agilidade no início do tratamento.
Em tom de tristeza e indignação, Bagé afirmou que, após a morte da paciente na fila de espera, outros pedidos de afastamento do chefe do Executivo começaram a surgir nas últimas semanas. O parlamentar também classificou como irresponsabilidade o não pagamento das emendas impositivas previstas para 2025 na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), avaliando que a situação pode ter contribuído para a escassez de recursos na área da saúde.
O presidente da Mesa Diretora, vereador Michel Promove (PP), informou que o pedido de impeachment protocolado pela paciente já passou por análise técnica e atende a todos os requisitos formais necessários para seguir tramitação na Casa. O conteúdo será encaminhado integralmente aos parlamentares até a próxima quinta-feira.
Também na tribuna, o vereador Júlio Moura (Rede) abordou as dificuldades enfrentadas pela saúde municipal, argumentando que a crise é resultado de gestões anteriores. Ele ressaltou que macas são destinadas ao transporte de pacientes e não à internação, prática que, segundo afirmou, tornou-se recorrente no Pronto Socorro.
Ao tratar do tema, o vereador César Brisolara criticou as condições de acesso aos serviços de saúde, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), relatando que pacientes enfrentam filas e atendimento precário. Segundo ele, as queixas têm sido frequentes em seu gabinete.
Marcelo Bagé ao retomar o debate sobre a saúde, defendeu que o prefeito avalie a substituição da atual secretária da pasta. Para o parlamentar, a medida refletiria o clamor da sociedade pelotense por uma gestão mais eficiente e responsável à frente da área.





Comentários