Três novos secretários anunciados em menos de uma semana
- Jean Pierre Knepper
- há 10 horas
- 2 min de leitura
As mudanças atingem Comunicação, Governo e Esporte, Lazer e Juventude
Por Redação

O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), vem sofrendo, nos últimos meses, forte pressão da Câmara de Vereadores. O cenário teve início ainda no ano passado, a partir da suposta interferência do Executivo em pautas do Legislativo, como na eleição da Mesa Diretora da Casa.
Após a reunião com Salvador Martins, a Câmara de Vereadores indicou a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar se houve, de fato, interferência nos casos envolvendo o afastamento da vereadora Fernanda Miranda (PSOL) e a eleição da Mesa Diretora do Legislativo.
Em meio à crise, o governo se movimenta com trocas internas na tentativa de manter a governabilidade e construir novas alianças. Em menos de uma semana, três novos nomes foram anunciados, sendo dois para secretarias consideradas estratégicas: Governo e Comunicação.
Na Secretaria de Governo, deixa o cargo a primeira-dama e vereadora Miriam Marroni (PT), e assume o assistente social Diego Gonçalves (PT). Ele atuou como coordenador da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Vereadores de Pelotas entre 2021 e 2022, integra o conselho político do deputado estadual Adão Pretto Filho e a coordenação regional do PT. Diego também participou das coordenações de campanha do partido nos pleitos de 2018, 2020, 2022 e 2024.
Para a Secretaria de Comunicação, foi escolhido o gestor público Tony Sechi, que assume a vaga deixada pelo publicitário Lúcio Barreto. Atualmente, Tony é mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e possui mais de 12 anos de experiência em relações governamentais em Brasília. Ao longo da carreira, atuou na elaboração, captação e execução de diversos projetos, além de ter exercido a função de assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. Em sua trajetória, trabalhou ainda com o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (1965–2014), e com o atual prefeito do Recife, João Campos.
E na segunda-feira (9), a Prefeitura de Pelotas anunciou uma nova mudança na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Sai Fabiano Ornel, que assumiu em junho de 2025 e entra Paulo Lobo que atuava na secretaria desde sua criação. Lobo durante a infância e adolescência foi atleta de futsal e futebol em equipes de categorias de base de Pelotas e Canguçu. Enquanto adulto se tornou praticante e competidor de jiu-jitsu. Desde o início dos anos 2000, quando ingressou na ESEF/UFPEL, vem atuando principalmente no treinamento desportivo, com ênfase no futsal de competição, tendo comandado equipes da cidade nas categorias de base e adulto em competições a nível estadual. O novo secretário está cursando Gestão do Esporte e Alto Rendimento.
Importante destacar que, em um período de um ano e um mês de governo, foram registradas 11 trocas no primeiro escalão da gestão Marroni. Em termos estatísticos, isso representa aproximadamente uma mudança a cada um mês e meio.





Comentários