UFPEL apresenta modelo de prevenção de cheia do rio Piratini para Pedro Osório e Cerrito
- luizfernandokopper
- 12 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

Na tarde desta quarta-feira (11), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentou o modelo de prevenção de inundação do rio Piratini, em evento realizado no gabinete da Prefeitura de Pedro Osório. O projeto foi desenvolvido pelo programa de pós-graduação em Recursos Hídricos e visa otimizar as ações de prevenção a cheias nos municípios de Pedro Osório e Cerrito.
Os professores Tamara e Samuel Beskow, Diuliana Leandro, e os alunos Laura Bueno e Eduardo Santana foram os responsáveis pela apresentação, que incluiu a entrega de um mapa de inundação. A ferramenta permite antecipar o impacto das cheias, facilitando a atuação das autoridades locais, como a Prefeitura e a Defesa Civil. Durante a cerimônia, os mapas foram entregues ao prefeito de Pedro Osório, Chola, ao vice-prefeito Cal Oliveira, ao prefeito eleito de Pedro Osório, Ricardo Alves, e ao prefeito de Cerrito, Douglas Silveira, entre outras autoridades.
O trabalho da UFPel teve início após a enchente de setembro de 2023, quando os pesquisadores colaboraram com a Defesa Civil de Pedro Osório no monitoramento do rio Piratini. Desde então, o grupo faz parte do plano de contingência contra enchentes do município. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), foi desenvolvido um sistema de previsão hidrológica, que será ampliado para 2025, com a inclusão de novos equipamentos tecnológicos e parcerias com municípios da bacia do rio Piratini.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Prefeitura de Pedro Osório





Comentários