São Lourenço do Sul sediará oficinas da Fiocruz voltadas à saúde mental em contextos de desastres climáticos
- aalineklug
- 10 de jun. de 2025
- 1 min de leitura
O município de São Lourenço do Sul foi escolhido para sediar uma das oficinas presenciais do curso de atualização "Atenção Psicossocial em Desastres Socioambientais: o cuidado centrado nas pessoas pelos caminhos das águas", promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A iniciativa busca fortalecer o cuidado em saúde mental em regiões afetadas por enchentes e desastres ambientais.
As atividades são organizadas pelo Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NUSMAD/FIOCRUZ) e pelo Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (DESMAD/SAE/MS). Também fazem parte da articulação a Coordenação da Política Estadual de Saúde Mental da SES/RS, o Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM) e o COSEMS/RS.
São Lourenço do Sul integrará o Grupo 12 do curso, recebendo também participantes do município de Arroio Grande. As oficinas contarão com a condução de duas facilitadoras locais: Josiane do Amaral Rodrigues e Bárbara Domingues Nunes, que estão sendo preparadas especificamente para essa etapa.





Comentários