São Lourenço do Sul assina contrato com a Caixa Econômica Federal para plano de descarbonização na COP30
- Rádio Tupanci
- há 12 horas
- 2 min de leitura
Município é o primeiro do Brasil a firmar este tipo de convênio com o banco
Por Álvaro Guimarães

O prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten (PT), assinou na quinta-feira (13), na COP30 realizada em Belém (PA), o contrato de convênio com a Caixa Econômica Federal para financiamento do programa de descarbonização do município, que foi o primeiro do Brasil a firmar este tipo de acordo com o banco. A meta é reduzir em até 30% as emissões de carbono nos próximos cinco anos.
Conforme Marten, o contrato consiste na adoção de uma metodologia para quantificar tudo que São Lourenço do Sul emite de dióxido de carbono a partir das suas atividades públicas e privadas e, também, fazer um diagnóstico da quantidade de dióxido de carbono retido a partir das mesmas atividades e dos aspectos naturais do município.
“Vamos desenvolver um método para essa quantificação e paralelamente ir ampliando a adoção de medidas de descarbonização da economia local, com o objetivo de transformar o eventual saldo positivo e gradual da diminuição da emissão de dióxido de carbono num ativo tanto para, eventualmente, colocar no mercado regulado do crédito de carbono, como também para ir consolidando São Lourenço do Sul como uma referência positiva da resiliência climática”, explicou o prefeito.
O plano será elaborado durante 2026 e contará com incentivos à, por exemplo, aquisição de veículos elétricos por taxistas e motoristas de aplicativos. Entre outras propostas está a instalação de uma usina de energia solar no prédio da Prefeitura. Também será feito o mapeamento das atividades públicas e privadas que mais emitem CO2 no município e buscar alternativas para possibilitar a redução das emissões.
Participaram do ato de assinatura o presidente da Caixa Federal, Carlos Vieira, o cônsul da Finlândia, Sérgio Charmone, e do CEO da Horeb ENERGY, Pedro Velasco.





Comentários