top of page

Sul Rural explora a produção de pêssegos para indústria com Rodrigo Franzon e Adriano Bosembecker

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 26 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

Especialistas destacam o papel da tecnologia e do melhoramento genético para manter a produtividade da fruta na região de Pelotas

Foto: Redação
Foto: Redação

O programa Sul Rural de segunda-feira (25) recebeu Rodrigo Franzon, agrônomo e pesquisador da Embrapa Clima Temperado, e Adriano Bosembecker, produtor de pêssegos do pomar Santa Helena.


Rodrigo César Franzon, pesquisador da Embrapa, explicou a importância do frio para a formação da fruta, o manejo correto durante as fases de poda e raleio, e destacou o programa de melhoramento genético que há mais de 50 anos desenvolve cultivares adaptadas às condições regionais, como a ‘Esmeralda’ e a ‘Jade’, as mais plantadas na região.


Adriano Bozenber, presidente da Associação de Produtores de Pêssego, compartilhou a realidade do setor. apesar da redução da área cultivada de 16 mil para cerca de 4.600 hectares, a produção se mantém a mesma graças à adoção de novas tecnologias e melhores práticas agrícolas. Ele também ressaltou o desafio atual da mão de obra, que limita a expansão da produção, mesmo diante de uma demanda crescente e mercado promissor.


A indústria, que já chegou a contar com mais de 50 unidades, hoje é composta por cerca de 10 pequenos fabricantes, que utilizam máquinas modernas para agilizar o processamento, reduzindo drasticamente a necessidade de mão de obra manual.


O pêssego para indústria é o produto símbolo da região e está presente em todo o Brasil, com Pelotas como o maior polo produtor. O consumo médio nacional ainda é baixo, mas há potencial para crescimento, sobretudo com ações que incentivem o consumo e valorizem a produção local.


O episódio na íntegra pode ser conferido no canal do youtube da Rádio Tupanci:


Comentários


bottom of page