Sistema de quebra-ondas no Laranjal será retirado amanhã (23)
- Jean Pierre Knepper
- 22 de set.
- 1 min de leitura

Nesta terça-feira (23), a partir das 9h, a Prefeitura de Pelotas iniciará a retirada do quebra-ondas instalado no Laranjal. A estrutura havia sido colocada em junho deste ano nas areias dos balneários Valverde e Santo Antônio, como medida emergencial para proteger a região diante da elevação do nível da água.
A decisão pela remoção do sistema foi tomada de forma conjunta. Além do Grupo de Ação de Resposta Rápida, o processo contou com a participação de profissionais e especialistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), das áreas de Meteorologia, Hidrologia, Climatologia, Modelagem Ambiental, entre outras. Outro fator que embasou a retirada da estrutura foi um boletim emitido na tarde de sexta-feira (19) pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet/UFPel), que aponta a previsão de chuvas abaixo da média para os próximos dois meses na região.
“Vencemos o inverno, vamos recuperar uma questão muito importante para todos nós, que é o paisagismo da nossa praia justamente quando ela recebe um maior movimento, a cidade permaneceu protegida e nesta terça nosso pessoal dos Serviços Urbanos [Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura] vai retirar a barreira de areia que impedia a visão da lagoa, mas que compôs o conjunto de medidas que adotamos para proteger a população dos riscos de uma nova cheia”, disse o prefeito Fernando Marroni.
Com informações: Assessoria de Imprensa (texto adaptado)
Foto: Volmer Perez (Secretaria de Comunicação da Prefeitura)





Comentários