top of page

Semana da Cultura LPG leva oficinas, teatro e música a comunidades vulneráveis de Pelotas

  • luizfernandokopper
  • 14 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

A Semana da Cultura LPG, promovida pela Secretaria de Cultura (Secult) de Pelotas com recursos da Lei Paulo Gustavo (MinC), amplia sua programação nesta segunda (14) e terça-feira (15) com dez atividades culturais gratuitas em seis comunidades da cidade: Colônia Z3, São Gonçalo, Santa Terezinha, Fragata, Areal e Laranjal. A proposta é descentralizar o acesso à arte e fortalecer o vínculo entre cultura, educação e inclusão social.


A programação inclui oficinas de artesanato e música, ações educativas em escolas, um espetáculo musical e uma peça teatral adaptada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de uma oficina especial voltada a adolescentes em conflito com a lei.


Entre os destaques da segunda-feira (14) estão as oficinas de macramê do projeto Entre Nós, no CRAS da Colônia Z3, às 14h; e as oficinas e apresentações da Mostra NotaAzul de Música, com artistas autorais, às 15h na EMEF Dom Francisco Barreto e às 19h30 no Laranjal Praia Clube.


Também na segunda e terça, crianças das EMEIs Darcy Ribeiro e Anita Malfatti, no Fragata, terão contato com o espetáculo inclusivo “O mistério dos arqueólogos e a viagem ao mundo da inclusão e das brincadeiras”, da Cia Tádi Palhaçada, voltado ao público com TEA, com acompanhamento psicológico e atividades recreativas.


A história do tambor de sopapo será o foco da Vivência do Sopapo nas Escolas, com o Mestre José Batista promovendo rodas de conversa e oficinas de confecção de mini tambores, passando por diferentes escolas da rede municipal a partir desta segunda.

Na Colônia Z3, o projeto “Caminhar, fotografar, escrever e pensar sobre o território” terá início na Escola Almirante Raphael Brusque na terça (15), com oficinas de zine, escrita e fotografia voltadas ao resgate da memória e do pertencimento.


Outra ação importante ocorre na Casemi Pelotas, na terça, com o projeto ReViva Rap, que leva oficinas de hip-hop para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, promovendo expressão, autoestima e reintegração social através da cultura urbana.

A Semana da Cultura LPG segue até 21 de abril, com diversas atrações gratuitas que valorizam a produção artística local e ampliam o acesso à cultura em diferentes territórios da cidade.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comentários


bottom of page