Secretário de Igualdade Racial de Pelotas visita UFPel para fortalecer parceria em políticas públicas
- luizfernandokopper
- 18 de fev. de 2025
- 2 min de leitura

Na manhã desta segunda-feira (17), o secretário de Igualdade Racial de Pelotas, Júlio Domingues, esteve no Centro de Pesquisas Epidemiológicas Dr. Amílcar Gigante, no Centro de Pelotas, onde conversou com os professores Inácio Crochemore e Fernando Wehrmeister, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A visita teve como objetivo estreitar laços e discutir o uso de dados do estudo Coorte, iniciado em Pelotas em 1982 e reconhecido mundialmente por suas contribuições à saúde pública.
O estudo, inicialmente focado nas consequências da desnutrição e na mortalidade infantil, evoluiu ao longo dos anos para incluir a análise de diversos fatores relacionados à saúde, como o desenvolvimento psicomotor, saúde mental e questões socioeconômicas e ambientais. A Secretaria de Igualdade Racial demonstrou interesse nos dados produzidos, com a intenção de utilizá-los para embasar políticas públicas que promovam a igualdade racial no município.
Em sua avaliação, o secretário Júlio Domingues destacou a importância da parceria com a UFPel. "O conhecimento produzido pela UFPel irá contribuir na formulação de políticas públicas que garantam a promoção de igualdade racial", afirmou. Ele também reconheceu a relevância dos estudos realizados pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas, ressaltando a capacidade desses estudos de trazer melhorias concretas para a vida da população pelotense. "Uma futura parceria poderia permitir aprimoramento dos serviços de saúde prestados pelo Município, levando em consideração os princípios da política nacional de saúde da população negra", completou.
O diretor-executivo da Secretaria de Igualdade Racial, Márcio Bernardino da Silva, também acompanhou a visita. Fernando Wehrmeister, além de professor, é pesquisador do Centro Internacional de Equidade em Saúde, reforçando o vínculo da UFPel com o avanço da equidade em saúde pública.
Essa colaboração sinaliza um passo importante para a construção de políticas públicas mais eficazes e inclusivas para a população negra em Pelotas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper





Comentários