top of page

Saúde: Rio Grande Salta da 25ª para 15ª Posição em Ranking Nacional de Casos de HIV/Aids

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Prefeitura intensifica ações do Dezembro Vermelho após novo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde acender sinal de alerta na cidade gaúcha

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS, 1º de dezembro, a Secretaria da Saúde (SMS) de Rio Grande, por meio do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, realizou uma grande ação de conscientização no Largo Barbosa Coelho. A iniciativa integra a programação do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta e enfrentamento contra a doença.


A urgência em intensificar as estratégias de prevenção e tratamento tem um motivo alarmante: Rio Grande registrou uma escalada preocupante no ranking nacional de casos de HIV/Aids. De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2025, divulgado pelo Ministério da Saúde, o município gaúcho subiu da 25ª para a 15ª posição entre as cidades com maior número de ocorrências da doença no país. Porto Alegre, a capital do estado, ainda lidera o ranking nacional.


A coordenadora do programa municipal, Maria da Penha Silveira, expressou grande preocupação com os novos dados. "É preciso continuar investindo, cada vez mais, em estratégias de enfrentamento, de prevenção", ressaltou, enfatizando a necessidade de maior conscientização em todas as faixas etárias.


Ações no Largo Barbosa Coelho

Durante a atividade no Largo, foram ofertados diversos serviços de saúde à população:


Testagem Rápida: Foram realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C em aproximadamente 110 pessoas.


Prevenção: Houve distribuição de 74 autotestes de HIV, 432 preservativos externos, 100 preservativos internos e 200 unidades de gel lubrificante.


Atendimento: 71 participantes tiveram seus sinais vitais aferidos.


A coordenadora Maria da Penha Silveira reforçou que o foco de agora em diante é a ação contínua: "O caminho é esse: investir em prevenção, testagem, em pré-natal, no tratamento, na busca ativa das pessoas que estão em abandono de tratamento para HIV”.


Ao longo do mês, o programa municipal, em parceria com outras instituições, seguirá com diversas atividades de prevenção e conscientização em toda a cidade, dentro da agenda do Dezembro Vermelho.

Comentários


bottom of page