Santa Casa de Caridade de Jaguarão vive fase de modernização e acesso facilitado a serviços
- Jean Pierre Knepper
- 24 de nov.
- 4 min de leitura
A entidade adquiriu novos equipamentos e facilitou o acesso a serviços pela população
Por Luciara Schneid / JTR

Com 163 anos de fundação, a Santa Casa de Caridade de Jaguarão vive uma nova fase, de modernização com a aquisição de equipamentos e de facilidade de acesso a serviços pela população jaguarense e dos demais municípios da região que atende. Segundo a gestora presidente da instituição, a administradora Luisiane Pereira Costa Pinto, no último ano, a Santa Casa não teve nenhum desconto de meta, conseguiu cumprir exatamente o que foi contratualizado com o Estado e município. Além disso, o hospital retomou em 2022 as cirurgias eletivas. São realizadas em média 65 cirurgias eletivas por mês.
“Hoje não temos mais pacientes na fila para cirurgias, conseguimos atender todos os pacientes no período máximo de um mês, o tempo necessário para a realização dos exames e demais preparos”, diz.
Segundo Luisiane, o paciente realiza todo o processo no hospital, desde a consulta com o cirurgião, realização de exames, consultas com cardiologista, se necessário, e com o anestesista, serviço exclusivo do hospital, e finalmente a marcação do procedimento.
“Para os pacientes de Jaguarão, o tempo máximo de espera é de um mês até a cirurgia”, afirma.
Outro serviço exclusivo é o acompanhamento por enfermeiro, após a cirurgia, no domicílio do paciente, com a realização de avaliação e curativos, se necessários.
Mas a grande conquista deste ano foi a aquisição de novos equipamentos, como o de mamografia digital, no valor total de R$ 1,118 milhão. Além do mamógrafo, que deve facilitar a vida das mulheres jaguarenses, foram adquiridas duas placas digitalizadoras do raio-X, que era analógico, conta. “Fez o raio-X, o resultado já aparece na hora, sem necessidade de revelação do cassete como era feito antigamente”, explica. Ela compara com uma foto de celular, bateu e já aparece na tela. Além disso, foi adquirido um eletro de esforço, em substituição ao antigo que estava estragado desde o início do ano. Também foi adquirido um novo gerador para suprir a demanda do hospital. Todos estes equipamentos foram adquiridos com recursos do governo do Estado, por meio do projeto Avançar RS.
Foram realizadas ainda obras de manutenção e reparos nos espaços em que foi necessário. Neste ano, a Santa Casa também reabriu a lancheria interna, fechada por um longo período, com recursos próprios do hospital para atendimento ao público interno.
A gestora conta ainda que a Santa Casa de Jaguarão é referência para todos os municípios da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), com exceção dos centros maiores como Pelotas e Rio Grande, seja em cirurgias (para a maioria), mamografia (cinco) e maternidade (três – Jaguarão, Herval e Arroio Grande).
Possui dois ambulatórios, um para cirurgias ginecológica e outro para cirurgias em geral. Além de ser um hospital referência, também investe forte no tratamento humanizado, oferece ar condicionado em todos os quartos do Sistema Único de Saúde (SUS), poltronas de acompanhantes para todos os pacientes do SUS, entre outros. “Em 2026, vamos focar na humanização, com investimentos na realização de cursos para seus colaboradores, reforçando o atendimento diferenciado que já é oferecido”, ressalta.
De acordo com a gestora, a média de tempo para atendimento no Pronto-Socorro (PS) é de 17 minutos entre a recepção e a triagem e de 40 minutos após a triagem até o atendimento. “A permanência do paciente na unidade é de 48 minutos”, afirma. Se for prescrita medicação endovenosa ou soro, este tempo sobe um pouco para em média duas horas, tempo considerado muito rápido para um atendimento completo em urgência e emergência, que poderia levar até quatro horas para começar a ser atendido.
Luisiane também destaca que o PS possui sistema integrado com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o que facilita o acesso ao prontuário do paciente em consultas anteriores e posteriores nestes locais, com a disponibilidade inclusive de resultados de exames. A quantidade de pacientes não urgentes atendidos passa de dois mil e urgentes, chegam a 150, ou seja, o atendimento é procurado na grande maioria por pacientes que poderiam atender a sua demanda em uma UBS.
Cartão Amigos da Santa Casa
Lançado em julho de 2023, o cartão Amigos da Santa Casa já contabiliza 2.158 contratos, além dos dependentes, o que representa mais de 8 mil vidas beneficiadas, já que o cartão garante descontos em serviços ao titular e mais três dependentes pelo valor de R$ 30 mensais. Não possui taxa de adesão, carência ou limite de idade.
Trata-se de um cartão de descontos tanto em serviços da Santa Casa, como raio-X, mamografia, tomografia, além dos três laboratórios da cidade, médicos, comércio local, padarias, academias e, também, em Pelotas. “Um raio-X custa R$ 10 aqui na Santa Casa para quem tem o cartão e a mamografia, R$ 150”, exemplifica Angélica Bardallo de Andrade, responsável pela emissão do cartão.
Em Pelotas, pode ser usado em Clínicas de Imagem, médicos e outros serviços. “Temos mais de 100 parceiros que nos apoiam e oferecem os descontos que podem ultrapassar 50%”, finaliza. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais da Santa Casa ou pelo (53) 99159-2077.





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