top of page

Rádio Tupanci oficializa migração para o FM e inicia nova fase no 96.7 MHz

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 27 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de jul.

Em coquetel na 31ª Fenadoce, emissora celebra nova gestão, integração ao Grupo Nossa Zona Sul e reforça compromisso com a comunidade do sul gaúcho

Foto: Reprodução/Arquivo
Foto: Reprodução/Arquivo

Na noite do último sábado (26), a Rádio Tupanci marcou oficialmente sua transição do dial AM 1250 para FM 96.7 MHz, durante um coquetel especial realizado no estande do Grupo Nossa Zona Sul, na 31ª edição da Fenadoce, em Pelotas. O evento celebrou não apenas a nova frequência, mas também a nova fase da emissora, agora sob a gestão da Rádio Difusora FM 106.3 de Arroio Grande e comandada pelos sócios Débora Saraiva e Milton Rockenbach.


A noite festiva reuniu funcionários, ouvintes e diversas autoridades, como o prefeito de Arroio Grande Neto Pereira; a vice-prefeita de Pelotas, Daniela Brizolara; o conselheiro gestor Daniel Centeno e a gerente executiva Adriane Silveira da CDL Pelotas; além das tradicionais Baronesas da Fenadoce. A família Lorea também marcou presença, oficializando a passagem de gestão de Ana Luiza Lorea e Jorge Malhão para os novos diretores. Ainda, a agência Reverso, encarregada da comunicação da Fenadoce, prestigiou o evento através de sua diretora, Tatiane Mizetti.


Também esteve presente o estrategista de marcas Franco Xavier, da Triplo.RS, responsável pelo reposicionamento da marca Tupanci e consultor estratégico desta nova fase da emissora. Sua contribuição foi fundamental na definição da identidade e do discurso da rádio para o público FM, reforçando o alinhamento entre tradição e inovação.


Durante a transmissão especial direto da Fenadoce, o jornalista e apresentador Sérgio Corrêa, do programa Hora Marcada, teve a honra de oficializar ao vivo a virada da Tupanci para o FM. Em um momento simbólico e emocionante, ele conduziu uma entrevista com o ex-diretor Malhão, que falou sobre o legado da emissora e a importância da nova etapa. Também participaram da transmissão comemorativa os jornalistas Jean Pierre Knepper, Aline Klug e Rafaela Stark, que dividiram a bancada com Sérgio e ajudaram a contar essa nova fase da rádio ao público ao vivo.


Débora Saraiva destacou a importância da união entre a Difusora - emissora de Arroio Grande com 45 anos de estrada - e a Tupanci no fortalecimento da comunicação regional: “Nosso objetivo é dar mais voz àqueles municípios do interior da região que ficam tão distantes do restante do estado. Unimos tradição e inovação para ampliar esse alcance”.


Tradição que se renova

Fundada oficialmente em 1959, a Rádio Tupanci nasceu da iniciativa da família Lorea, que já operava uma emissora em São Lourenço do Sul, que se mantém sob direção deles . Desde os primeiros anos, destacou-se por sua proposta moderna e pelo foco na interação com a comunidade. Na década de 1970, reposicionou sua programação para valorizar ainda mais a participação popular, conquistando a liderança de audiência em Pelotas e região.


Durante seus 66 anos de trajetória, a Tupanci firmou-se como um pilar de informação, prestação de serviços, cobertura esportiva e jornalismo local. Em 2023 e 2024, diante das enchentes que atingiram a região sul do estado, a rádio realizou sua cobertura mais longa da história, com transmissões ininterruptas por 30 dias feitas pelos radialistas Sérgio Corrêa e Sidney Kwecho.


Jorge Luiz Ferreira Malhão, que esteve à frente da emissora por quase cinco décadas, agora integra o conselho gestor da Tupanci e segue como proprietário da Rádio São Lourenço. Seu legado permanece como símbolo da história e credibilidade da rádio.


Nova fase, mesma essência


Com a integração ao Grupo Nossa Zona Sul — fruto da parceria com a Rádio Difusora de Arroio Grande — a Tupanci passa a compartilhar conteúdo jornalístico e esportivo regional, fortalecendo sua presença em toda a zona sul gaúcha. A nova programação, mais adaptada ao perfil do FM, já está no ar há três meses, apresentando um formato completo de áudio, vídeo e texto, pensado diretamente nas necessidades dos ouvintes.


O público já pode sintonizar a nova frequência 96.7 FM e continuar acompanhando a Tupanci, “a rádio que te ouve”, agora com ainda mais qualidade de som, conteúdo regionalizado e proximidade com os ouvintes.


Comentários


bottom of page