top of page

Rio Grande do Sul lança "Identidade Fácil" para agilizar emissão da nova CIN

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 25 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Serviço pioneiro digitaliza solicitação da Carteira de Identidade Nacional, reduzindo tempo de espera e burocracia

Foto: Ascom/SSP
Foto: Ascom/SSP

A partir desta quinta-feira, 24 de julho, os cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais rápida e simplificada, por meio do sistema "Identidade Fácil". O serviço já está acessível pelo site identidadefacil.rs.gov.br em qualquer dispositivo fixo ou móvel. O aplicativo Identidade Fácil também já está disponível na App Store da Apple e, no momento, aguarda aprovação para dispositivos Android.


Essa iniciativa do governo Eduardo Leite, pioneira no Brasil, é resultado de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). O novo sistema digitaliza grande parte do processo de solicitação do documento. O preenchimento dos dados será feito online pelo cidadão, inclusive com o envio digital da certidão de nascimento ou casamento com matrícula. O modelo tradicional de agendamento presencial e online seguirá disponível para quem não atender aos critérios do novo sistema.


Etapa Presencial Reduzida e Agendamento Facilitado


A etapa presencial, ainda obrigatória nos postos de identificação, será reduzida ao mínimo necessário: apenas a coleta biométrica de digitais e a fotografia, com o intuito de reduzir filas e aumentar o número de agendas disponíveis. O comparecimento será agendado por meio de formulário específico disponível na própria plataforma.


"O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e diminuir o tempo de espera dos solicitantes, otimizando os processos internos e possibilitando maior fluxo de emissões da CIN. Trata-se de um alinhamento conduzido pelo governo estadual para aprimorar o fornecimento de serviços essenciais ao cidadão", explica o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan.


Nas primeiras semanas de operação, o sistema poderá passar por ajustes técnicos e operacionais, conforme a dinâmica de uso.


Como Utilizar o Identidade Fácil e Documentos Necessários


Para acessar o sistema, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br. A partir desta quinta-feira (24/7), o serviço já pode ser utilizado pelo site identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil.


Documentos necessários:


  • Solteiros: Certidão de nascimento.

  • Casados/viúvos: Certidão de casamento.

  • Separados/divorciados: Certidão de casamento com a devida averbação.


A digitalização do processo promete facilitar a vida dos gaúchos na obtenção da nova Carteira de Identidade Nacional.

Comentários


bottom of page