top of page

Representantes do Iphan visitam as obras do Theatro Sete de Abril

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

A equipe aproveitou a passagem por Pelotas para acompanhar o desenvolvimento da restauração

Foto: Volmer Perez/Secom
Foto: Volmer Perez/Secom

Na manhã desta quinta-feira (04), estiveram no Theatro Sete de Abril representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A visita ocorreu devido a passagem da equipe pela região sul, aproveitando a ocasião para acompanhar presencialmente o desenvolvimento da obra de restauração do Theatro.


O diretor de Patrimônio Material do Iphan/Distrito Federal, Andrey Schlee, afirma que é com muito entusiasmo que se percebe as claras evoluções na reforma, sendo evidente o grande esforço que a Prefeitura vem realizando. “Parabenizo o prefeito e a Secretaria de Cultura pela evolução e qualidade das obras, principalmente nas questões técnicas. E é essa qualidade e responsabilidade que nos motiva a voltar para Brasília e lutar pela liberação das verbas necessárias para finalização das obras e na luta para que o Theatro volte a ficar aberto e funcionando, como deve ser, ainda no primeiro semestre de 2026.


A Prefeitura tem se empenhado para a atualização de valores do Programa de Aceleramento do Crescimento - Cidades Históricas (PAC-CH), para chegar a conclusão da obra de restauração e o Sete de Abril poder abrir as portas novamente. O valor final gira em torno de cinco milhões e seria utilizado para a finalização da iluminação, sonorização e climatização do espaço.


Para a secretária de Cultura, Carmem Vera, foi uma feliz coincidência a equipe passar por Pelotas e terem aceitado o convite para visitação do Theatro. “Estamos com altas expectativas de que vamos conseguir alcançar os recursos finais para o Sete de Abril poder abrir de forma plena, com toda a sofisticação necessária para receber a população”.


Atualmente, está sendo feita a instalação da caixa cênica, pela Cineplast Cenotécnica, realizada com verbas da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC). A aquisição do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) é um dos próximos passos que definem a liberação para o Theatro voltar a abrir as portas.


Também estavam presentes o arquiteto e servidor do Iphan, Silvio Cavalcante, o chefe do Escritório Técnico da Fronteira Sul do Iphan/RS, Gilmar Pinheiro, servidores da Secretaria de Cultura, alguns arquitetos e consultores do PAC.

Comentários


bottom of page