top of page

“O Agente Secreto” vence prêmio Spirit do cinema independente

  • há 8 horas
  • 2 min de leitura

A cerimônia, de domingo (15), marcou a 41ª edição do Independent Spirit Awards, tradicional premiação voltada ao cinema independente


O filme “O Agente Secreto” conquistou, em Los Angeles, o prêmio Spirit do cinema independente na categoria de melhor filme estrangeiro, reforçando sua trajetória rumo ao Oscar, que encerra a temporada de premiações de Hollywood.


A cerimônia, de domingo (15), marcou a 41ª edição do Independent Spirit Awards, tradicional premiação voltada ao cinema independente. O longa brasileiro superou concorrentes de peso, como o espanhol “Sirât”, com o qual também disputará as estatuetas da Academia, cuja cerimônia está marcada para 15 de março.


“Tomara que o sucesso de um filme como ‘O Agente Secreto’ dê mais visibilidade ao cinema brasileiro”, afirmou o diretor Kleber Mendonça Filho após receber o troféu.

“O Agente Secreto” recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo as categorias de melhor filme e melhor ator, para o protagonista Wagner Moura. As indicações consolidam o momento de destaque do cinema nacional no cenário internacional.

O reconhecimento ocorre um ano depois de o Brasil conquistar seu primeiro Oscar de melhor filme internacional com “Ainda Estou Aqui”, marco histórico para a produção audiovisual do país.


Mendonça Filho avaliou que o atual cenário representa uma retomada do setor. “Acho que o cinema brasileiro está de volta depois daquele apagão”, declarou, em referência ao período do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019–2022). “Agora temos cinco ou seis filmes novos no Festival Internacional de Berlim”, acrescentou o cineasta.

Antes de entrar na cerimônia realizada no teatro Hollywood Palladium, Mendonça Filho destacou o reconhecimento recebido. “É maravilhoso ter o reconhecimento e o respeito de diferentes espectros da indústria. Acho que este foi um ano muito sólido, e quando vejo ‘O Agente Secreto’ ao lado desses filmes, fico muito orgulhoso”, disse o diretor, de 57 anos.


O prêmio reforça o bom momento do longa na temporada e amplia as expectativas em torno de seu desempenho na principal premiação do cinema mundial.


Jornal O Sul

Foto: Divulgação

Comentários


bottom of page