top of page

Queda de avião de pequeno porte deixa quatro vítimas no Mato Grosso do Sul.

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 24 de set.
  • 2 min de leitura

Na noite de terça-feira (23) um avião de pequeno porte caiu no Pantanal do Mato Grosso do Sul

Por Marina Zeni

Foto: Polícia Civil MS / Divulgação / CP
Foto: Polícia Civil MS / Divulgação / CP

Um avião de pequeno porte caiu na noite de terça-feira (23) no Pantanal do Mato Grosso do Sul, na zona rural de Aquidauana, e deixou quatro vítimas fatais. Morreram o arquiteto chinês Kongjian Yu, dois cineastas brasileiros e o piloto da aeronave. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.


Segundo o G1, as vítimas foram identificadas como: Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário do avião; Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta; Rubens Crispim Jr., diretor de fotografia; e Kongjian Yu, arquiteto chinês conhecido como o idealizador das “cidades-esponja”. A aeronave caiu na Fazenda Barra Mansa, que serviu de cenário para a novela Pantanal, da TV Globo.


O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 20h10 e a operação de resgate só foi concluída cerca de nove horas depois, devido à distância e às dificuldades de acesso ao local.


Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, um dos maiores do mundo, além de consultor do governo chinês. No Brasil, ficou conhecido pelo conceito das cidades-esponja, aplicadas em mais de 70 municípios. A proposta busca reduzir enchentes ao criar parques e áreas verdes que funcionam como esponjas, absorvendo o excesso de chuva. O modelo já é referência em mais de 250 cidades e virou política nacional na China.


Ele estava no Brasil para participar da Conferência Internacional CAU 2025, realizada entre 4 e 6 de setembro em Brasília, e seguiria em missão no Pantanal sul-mato-grossense para conhecer a região, conforme o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).


Entre os passageiros, também se destaca Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, especialista em documentários e produções de não ficção. Recentemente, dirigiu a série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicada ao Emmy Internacional, e To Win or To Win.


Até a publicação desta reportagem, não havia confirmação sobre as causas da queda. A investigação segue em andamento.



Comentários


bottom of page