Prefeitura de Pelotas promove treinamento de primeiros socorros para equipe do Samu
- luizfernandokopper
- 19 de mar. de 2025
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Pelotas, por meio do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu), realizou, na última segunda-feira (17), um treinamento de primeiros socorros destinado aos radio-operadores e telefonistas auxiliares de regulação médica do Samu. A atividade, que adotou uma metodologia teórico-prática, foi realizada em parceria com a unidade local do Senac.
Durante o treinamento, os participantes foram capacitados para lidar com situações de urgência, abordando temas como parada cardiorrespiratória, engasgo, imobilizações, convulsões, hemorragias e o atendimento a casos envolvendo animais peçonhentos. O enfermeiro diretor da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marcelo Rodrigues da Rosa, destacou a importância do treinamento prático, visando que os profissionais possam agir com precisão ao repassar informações para a equipe médica e direcionar a ambulância correta.
"É preciso que a equipe tenha noção prática e vivencie a situação. Nosso objetivo é fazer com que o profissional, ao atender o usuário, possa coletar as informações rapidamente e com precisão para repassá-las ao médico, o que garantirá o encaminhamento adequado da ambulância", explicou Rodrigues da Rosa.
Além do treinamento realizado na segunda-feira, dois outros cursos estão programados para esta semana: a Capacitação em Imobilizações, que ocorrerá nesta quarta-feira (19), e o Treinamento BLS (Suporte Básico de Vida), na sexta-feira (21), abordando como identificar casos de parada respiratória e cardiorrespiratória.
Segundo o enfermeiro, o conteúdo abordado no treinamento inclui desde casos clínicos graves, como paradas respiratórias, cardiorrespiratórias e AVCs, até situações mais comuns, como fraturas e lesões nos membros. "É essencial que os telefonistas e radio-operadores sintam na prática como proceder em diferentes situações de emergência, para que possam identificar o quadro e acionar a equipe e a ambulância adequadas", completou.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper





Comentários