Prefeitura de Pelotas interdita demolição do Estádio Nicolau Fico por descumprimento ambiental
- luizfernandokopper
- 14 de fev. de 2025
- 1 min de leitura

A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) de Pelotas interditou, nesta quinta-feira (13), a obra de desmonte do Estádio Nicolau Fico, no bairro Fragata, devido ao descumprimento da legislação ambiental. Durante vistoria de rotina, fiscais constataram que a empresa responsável pela demolição, a Navarini Engenharia e Construções Ltda, não implantou o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), obrigatório para o correto tratamento e destinação dos entulhos da obra.
A inspeção apontou que a empresa possuía Licença Ambiental, mas não cumpria as condições estabelecidas. Entre as irregularidades estavam a ausência de uma central de resíduos para armazenamento temporário dos detritos, falta de banheiros químicos para os trabalhadores e inexistência de medidas para conter a dispersão de poeira no ambiente. Diante da situação, a SQA emitiu um laudo de constatação e determinou a interdição do canteiro de obras, além da aplicação de um auto de infração.
A multa será calculada conforme os parâmetros da obra e a retomada da demolição dependerá da adequação da empresa às exigências ambientais, incluindo a implantação do PGRS.
A Navarini Engenharia e Construções Ltda firmou um acordo com o Grêmio Atlético Farroupilha para demolir o antigo estádio e construir um novo empreendimento no local. Em contrapartida, a empresa entregará ao clube a Arena Ninho do Cardeal, que será erguida às margens da BR-116, na zona norte de Pelotas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper





Comentários