Pesquisa Quaest aponta que a desaprovação do governo Lula segue em 51%, como no mês anterior.
- Rádio Tupanci
- 17 de set.
- 2 min de leitura
A pesquisa também avaliou impactos das tarifas impostas por Trump e a condenação de Jair Bolsonaro.
Por Marina Zeni

Com 51% de desaprovação, 46% de aprovação e 3% que não souberam responder, o governo Lula manteve a menor diferença entre as opções desde janeiro deste ano, quando um empate técnico foi registrado. Os números foram os mesmos no mês de Agosto, aponta Quest.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%
Regionalmente, a avaliação do governo Lula entre os brasileiros mostrou leve melhora no Sul e no Centro-Oeste/Norte. O índice de aprovação no mês anterior na região Sul era de 38%, subindo para 39% neste mês, já no Centro-Oeste e Norte o que era 44% se tornou 45%. No Nordeste a avaliação positiva se manteve em 60% e no Sudeste caiu em 1%, sendo 42% no mês passado e 41% neste mês.
Sobre o trabalho do presidente Lula, 38% consideraram negativo, 31% positivo e 28% regular. Na rodada anterior 39% entenderam como negativo e 27% como regular. Não sabem ou não responderam os mesmos 3% de agosto.
Durante a pesquisa, os entrevistados também foram questionados sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras. Neste caso, 73% consideram errada as medidas adotadas pelo presidente norte-americano, já no mês anterior eram 71%. Por outro lado, 20% consideraram Trump correto ao tarifar o Brasil, caindo em 1% comparado com último levantamento. 7% não souberam ou não responderam. A maioria dos entrevistados, ainda, afirmou que as tarifas vão prejudicar suas vidas, com 74% das respostas.
Referente a Condenação de Bolsonaro no julgamento da trama golpista, 49% avaliaram a pena de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado colocada pelo STF exagerada, 35% adequada, 12% acharam insuficiente e outros 4% não souberam responder.
A pesquisa Quaest foi divulgada na manhã desta quarta-feira (17) e disponibilizou esses e diversos outros recortes que mostram as opiniões dos eleitores brasileiros no mês de setembro.





Comentários