Pelotas é uma das 12 cidades selecionadas para capacitação em urgências climáticas
- luizfernandokopper
- 17 de mar. de 2025
- 2 min de leitura

Pelotas, em parceria com Rio Grande e São Lourenço do Sul, foi uma das 12 cidades selecionadas no Brasil para integrar o programa nacional “Urgência Climática – Implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis”. A iniciativa do Ministério das Cidades, no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (Capacidades), visa promover a capacitação de municípios em colaboração com o Lincoln Institute of Land Policy e o World Resources Institute – WRI Brasil.
O programa selecionou Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul, dentre 64 municípios que se inscreveram, para o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento urbano sustentável. De acordo com a diretora de Planejamento Urbano da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Aline Xavier, a capacitação busca desenvolver competências técnicas relacionadas às políticas públicas urbanas, com foco na promoção de cidades mais seguras e sustentáveis, abordando a mudança climática e soluções para territórios periféricos.
O curso será realizado em duas etapas: a primeira, de forma virtual e assíncrona, ocorrerá entre 1º e 16 de abril, seguida de aulas em grupo entre 23 de abril e 23 de maio. Pelotas participará do programa integrada à equipe técnica dos outros dois municípios, com um grupo de 15 pessoas, liderado pela engenheira civil Maria Francisca da Rosa Farias.
A seleção das cidades para o curso também levou em consideração a valorização do protagonismo feminino nas administrações municipais, sendo que Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul se destacam por terem mulheres à frente do Executivo. Pelotas é liderada pela prefeita em exercício Daniela Brizolara, a primeira mulher negra a ocupar o cargo, enquanto Darlene Torrada é a prefeita de Rio Grande, e Fernanda Bork, prefeita em exercício de São Lourenço do Sul.
A iniciativa reflete o compromisso de Pelotas e seus parceiros em investir em soluções sustentáveis e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a adaptação das cidades às mudanças climáticas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Pelotas 13 horas





Comentários