top of page

Pelotas inicia vacinação contra a gripe com foco em idosos, crianças e gestantes

  • luizfernandokopper
  • 8 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

Teve início nesta segunda-feira (7), em Pelotas, a campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa, a imunização está concentrada em três grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, além da Casa da Vacina, localizada na rua Gonçalves Chaves, nº 437, no Centro.


Ao todo, 96.588 pessoas estão aptas a se vacinar nesta fase inicial da campanha. O maior grupo é formado por idosos com 60 anos ou mais, totalizando 70.250 pessoas. Na sequência, estão as crianças pequenas (23.821) e as gestantes (2.517).


Segundo a coordenadora da Casa da Vacina, Marjorie Mendieta, é essencial que a imunização ocorra antes da chegada do inverno. “A ideia é que esses grupos já estejam vacinados quando o inverno chegar, porque é nesse período que costumam aumentar os casos de doenças respiratórias. Quanto antes forem imunizados, melhor será a proteção individual e coletiva”, explicou.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido para que os integrantes dos grupos prioritários compareçam o quanto antes aos locais de vacinação. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. Caso o paciente não tenha o documento de vacinação, a aplicação da dose será realizada da mesma forma. Já pessoas com sintomas gripais devem aguardar a recuperação antes de se vacinarem.


A campanha de vacinação ocorrerá em etapas. Aos poucos, outros grupos de risco — como profissionais da saúde, professores e pessoas com comorbidades — também serão contemplados. A ampliação para o público geral dependerá do envio de novas remessas de doses pelo governo estadual.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper.

Comentários


bottom of page