Pelotas avança para concluir novo Hospital de Pronto Socorro; obra chega a 86% e governo federal reforça apoio
- deborasaraivajv
- 2 de set. de 2025
- 2 min de leitura
A comitiva vistoriou as obras do HRPS, que estão 86% concluídas — restam etapas de acabamento (forro, revestimento e pintura), além de parte da climatização e do sistema elétrico. A previsão é concluir a parte física em dezembro

Pelotas (RS), 30 de agosto de 2025 — Uma comitiva do Ministério da Saúde esteve em Pelotas no sábado (30) para tratar da entrega do Hospital Regional de Pronto Socorro (HRPS) dentro do programa federal Agora Tem Especialistas, que busca reduzir filas e ampliar procedimentos no SUS. Participaram o prefeito Fernando Marroni, a secretária municipal de Saúde Ângela Moreira Vitória e equipe técnica liderada pelo secretário de Atenção Especializada, Mozart Sales.
No Paço Municipal, foram discutidos modelo de gestão, financiamento e aquisição de equipamentos para colocar o HRPS em operação, atendendo Pelotas e outros 26 municípios das 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde. Hoje, a demanda recai quase integralmente sobre o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), cuja estrutura opera no limite.
A comitiva vistoriou as obras do HRPS, que estão 86% concluídas — restam etapas de acabamento (forro, revestimento e pintura), além de parte da climatização e do sistema elétrico. A previsão é concluir a parte física em dezembro.
“É a ação mais urgente no município”, afirmou Mozart Sales. “Não vamos descansar um minuto até a conclusão da obra”, disse, ao parabenizar as equipes que atuam no atual PSP “em condições muito difíceis”.
Sales também anunciou apoio federal para a compra de equipamentos, com assessoria técnica do Ministério para acelerar especificações e licitações. Um time de engenheiros e arquitetos deve retornar a Pelotas nas próximas semanas para fechar a lista de equipamentos e adiantar processos. No roteiro, foi visitado ainda o terreno da futura Policlínica Regional, contemplada pelo PAC Saúde com R$ 30 milhões (mais da metade destinada às obras), no prolongamento da avenida Bento Gonçalves. Por fim, o Ministério assinou portaria para o credenciamento de equipes de cuidados paliativos, inaugurando a nova política nacional do serviço no município.
Próximos passos• Finalizar acabamentos e instalações do HRPS; Publicar/aderir às atas para equipamentos; Definir o modelo de gestão e o fluxo de financiamento; Integrar a rede regional para abertura gradual do serviço.
Assessoria de Imprensa
foto: Volmer Perez





Comentários