top of page

O dia em que Theodore Roosevelt visitou Cruz Alta em 1913 e foi recebido pelo general Firmino de Paula

Em novembro de 1913, o então ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, esteve em Cruz Alta durante uma viagem pelo Brasil. Quatro anos após deixar o governo, Roosevelt, que também era naturalista e historiador, atravessou o Rio Grande do Sul para conhecer a região e foi recepcionado na estação férrea por autoridades locais.


A passagem de Roosevelt por Cruz Alta está registrada no livro Dicionário de Cruz Alta, do escritor e historiador Rossano Viero Cavalari. Segundo a obra, Roosevelt foi recebido por membros da Igreja Metodista e imigrantes alemães, que auxiliaram na comunicação. Durante sua estadia, o ex-presidente visitou a estância do general Firmino de Paula, uma das figuras mais influentes da cidade, onde participou de um churrasco, cavalgou e assistiu a um rodeio.


Na manhã seguinte, 2 de novembro, Roosevelt seguiu viagem de trem até Porto Alegre. Na capital gaúcha, visitou a Escola de Engenharia, onde foi recepcionado pelo professor João José Pereira Parobé, além da Faculdade de Direito. Durante o dia, conheceu o jardim zoológico do Menino Deus, o quartel da Brigada Militar e o campo da Redenção.

Em relatos escritos posteriormente, Roosevelt comparou o Rio Grande do Sul a regiões como Texas e Oklahoma, nos Estados Unidos, destacando a presença de rebanhos de gado, ovinos e cavalos. Ele também mencionou a vestimenta típica dos gaúchos, com bombachas e chapéus largos.


Após visitar Cruz Alta e Porto Alegre, Roosevelt passou por Santa Maria e Sant'Ana do Livramento, seguindo depois para outros países da América do Sul. A expedição culminou na Amazônia, onde o ex-presidente contraiu malária e enfrentou sérios problemas de saúde.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte: GZH

Comments


bottom of page