top of page

Filme pelotense é destaque na Mostra Regional da Fronteira 2026

  • Foto do escritor: Lucas Duarte Maciel
    Lucas Duarte Maciel
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Evento premiou produções de Bagé, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Pelotas, Porto Alegre, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana

Por Assessoria de Imprensa

Foto: Isidoro Guggiana
Foto: Isidoro Guggiana

A 17ª edição da Mostra Regional do Festival Internacional de Cinema da Fronteira anunciou na noite de sábado (31), os vencedores da edição deste ano. Desde o dia 29 de janeiro, a cidade de Bagé sedia o evento que celebra e fortalece a produção audiovisual gaúcha. Com atrações diversas, a mostra reuniu 13 curtas-metragens, reafirmando a pluralidade de olhares, narrativas e estéticas do cinema regional. A programação gratuita aconteceu no Centro Histórico da Vila de Santa Thereza e outros locais.


O grande destaque foi o pelotense “O Jogo”, de Alexandre Mattos e Chico Massimilla, que levou melhor filme. Britney Federline ganhou o troféu de direção por “Logos“, curta produzido em Capão da Canoa. O prêmio de roteiro foi entregue a Thiago Beckenkamp, por “Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul”, que divide a direção com Eduarda Rodrigues. “Quando começa a chover o coração bate mais forte”, produzido em Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Taquari, venceu melhor fotografia por Mirian Fichtner, que também é diretora.


A produção porto-alegrense “Roxo Lilás Violeta” ganhou na categoria montagem, assinada por Pedro Valadão, enquanto direção de arte foi entregue a J. N. Canabarro, por “Fragmento”, de Sant’Ana do Livramento. Valéria Barcellos, recebeu o troféu de melhor atuação por “Mãe” (Porto Alegre), de João Monteiro. “Trapo” (Uruguaiana) e “O Último Relincho” (Bagé) receberam menções honrosas de atuação e direção, respectivamente.


“Bagé se reencontra com o audiovisual gaúcho através da Mostra Regional, uma celebração de nossa identidade, um momento de comunhão entre o cinema e a cultura popular”, destaca o Secretário de Cultura de Bagé, Zeca Brito. As homenageadas desta edição foram a pesquisadora e crítica de arte Maria Amélia Bulhões e a artista plástica Consuelo Cuerda.


A 17ª Mostra Regional é uma realização da Associação Pró-Santa Thereza e Prefeitura de Bagé, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Unipampa, IFSul e Urcamp.


Premiados da 17ª Mostra Regional do Festival Internacional de Cinema da Fronteira


  • Filme: “O Jogo”, de Alexandre Mattos e Chico Massimilla (Pelotas)

  • Direção: “Logos”, de Britney Federline (Capão da Canoa)

  • Roteiro: Thiago Beckenkamp, por “Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul”, de Eduarda Rodrigues e Thiago Beckenkamp (Cachoeira do Sul)

  • Fotografia: Mirian Fichtner, por “Quando começa a chover o coração bate mais forte” (Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Taquari)

  • Montagem: Pedro Valadão, por “Roxo Lilás Violeta”, de Theo Tajes (Porto Alegre)

  • Direção de arte: J. N. Canabarro, por “Fragmento”, de Renatho Costa (Sant’Ana do Livramento)

  • Atuação: Valéria Barcellos, por “Mãe”, de João Monteiro (Porto Alegre)

  • Menções Honrosas: Leonardo Oliveira, ator-mirim de “Trapo”, de João Chimendes (Uruguaiana) e Léo Gusmão, diretor de “O Último Relincho” (Bagé)


Comentários


bottom of page