Município de Pelotas assegura recursos para políticas de igualdade racial
- Rádio Tupanci
- 19 de set.
- 2 min de leitura
Emenda parlamentar de R$100 mil chega para reforçar as ações da Secretaria Municipal de Igualdade Racial e apoiar a criação da Casa da Igualdade Racial
Por Martha Cristina Melo

A Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir) de Pelotas conquistou, na última quarta-feira (17), um reforço de R$100 mil para ampliar suas ações de enfrentamento ao racismo na cidade. O recurso será destinado por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e foi confirmado durante reunião na Assembleia Legislativa.
O secretário Júlio Domingues comemorou a conquista e destacou o impacto do aporte. “Recebemos com muita alegria esse compromisso da deputada. Esse valor vai nos ajudar, vai fortalecer as políticas que planejamos para o próximo período”, afirmou em entrevista à Rádio Tupanci. Domingues também acrescentou que o diálogo com outros parlamentares deve continuar: “seguiremos em busca de novas parcerias para fortalecer cada vez mais as políticas de igualdade racial no município de Pelotas”.
No início desta semana, Pelotas assinou, em Brasília, o termo de compromisso para a criação da Casa da Igualdade Racial, espaço voltado ao acolhimento de vítimas de racismo e à promoção de atividades de memória, cultura, educação e inclusão. O ato integrou a abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) e contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra Anielle Franco, do prefeito Fernando Marroni e do secretário Domingues.
Luciano Genro afirmou que a emenda busca fortalecer o trabalho da secretaria. Segundo ela, “o Júlio tem atuado de forma aguerrida e se tornou referência na construção de políticas de igualdade racial. Esse recurso vai ajudar a consolidar ações de enfrentamento ao racismo e de valorização da cultura afro-brasileira, garantindo direitos historicamente negados”.





Comentários