Morro Redondo anuncia beneficiários do Programa Operação Terra Forte
- Jean Pierre Knepper
- há 22 horas
- 3 min de leitura
Os membros do Condermor se reuniram no dia 28 de outubro
Por Diones Forlan / JTR

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Morro Redondo (Condermor) se reuniram, no dia 28 de outubro, para tratar da seleção dos beneficiários do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha – Operação Terra Forte. A iniciativa foi instituída pela Lei Estadual nº 16.308/2025 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 58.340/2025.
Durante o encontro, os extensionistas Evaldo Voss e Samuel Rutz apresentaram aos conselheiros os objetivos e os eixos do programa, além dos critérios de habilitação e diretrizes de seleção previstos no manual operativo. Em seguida, informaram que Morro Redondo teria 20 vagas para beneficiários titulares e 10 para suplentes, conforme o decreto estadual.
Segundo a Emater, 82 candidatos se inscreveram e todos foram habilitados. Após conferência e esclarecimentos, os conselheiros iniciaram a etapa de avaliação dos inscritos habilitados, observando as diretrizes do programa: necessidade de recuperação de solo na matriz produtiva; protagonismo jovem na gestão da atividade produtiva; protagonismo feminino na gestão da atividade produtiva; residência da família no estabelecimento da unidade de produção familiar (UPF); disposição do beneficiário em adotar tecnologias, cumprir recomendações da assistência técnica e oferecer contrapartidas, além de permitir o uso da unidade como referência de difusão tecnológica; e distribuição territorial descentralizada no município.
O conselho decidiu distribuir as vagas de forma proporcional ao número de inscritos, garantindo ao menos uma vaga para cada atividade contemplada. Também definiu previamente a divisão das etapas e a suplência. A seleção foi feita a partir das listas de inscritos, classificadas pelos conselheiros com base em uma tabela de pontuação que determinou a ordem dos beneficiários.
Para Voss, o processo foi “um momento de grande aprendizagem e exercício da democracia, em que as forças vivas da comunidade, por meio do conselho, decidiram o destino de recursos públicos que irão impactar a agricultura de Morro Redondo”.
A secretária municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, Letícia Santos, destacou a importância da iniciativa.
“O Programa Terra Forte é mais um passo importante no apoio aos nossos produtores rurais, garantindo a correção de solo e o fortalecimento das propriedades. Agradeço à Emater pela parceria e pelo trabalho técnico essencial em todo o processo. Juntos, seguimos fortalecendo o campo e gerando mais oportunidades no meio rural”.
O presidente do Condermor, Tiago Bonow Tuchtenhagen, também ressaltou o impacto da ação.
“Este programa é de grande valia, ainda mais porque, a cada ano, produtores sofrem com secas severas. Com isso, será possível fazer algo para armazenar água no solo. Não foi uma escolha fácil, porque eram vários produtores inscritos para apenas 20 vagas. Esperamos que o programa dê certo e tenha continuidade nos próximos anos”.
O prazo para contestação encerrou na sexta-feira (7). Após, a ata com a lista dos beneficiários foi encaminhada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.
O programa é executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar, e tem como objetivo a recuperação produtiva, ambiental e social das UPFs, fortalecendo a resiliência climática e a sustentabilidade da Agricultura Familiar gaúcha.
Relação de candidatos selecionados e suplentes:
Fase 1
Mateus Thiel – Fruticultura, São Domingos;
Marcos André Heinemann Drews – Grãos, São Pedro;
Cristiano Vanderlei Milech Prietsch – Olericultura, São Domingos;
Antônio Marcos Mohnsam – Pecuária de Corte, Santa Bernardina;
João Bruno Neujahr Perleberg – Pecuária de Leite, Campestre;
Maicon Neujahr Bosenbecker – Fumicultura, São Pedro;
Elisabete de Ávila Machado Morales – Silvicultura, Afonso Pena.
Fase 2
Marcelo Fick do Amaral – Fruticultura, São Domingos;
Liomar Fick Norenberg – Fruticultura, São Domingos;
Maicon Bonow Tuchtenhagen – Grãos, São Domingos;
Leonor Bica Dutra – Olericultura, São Domingos;
Rozani dos Reis Boettge – Pecuária de Corte, Afonso Pena;
Chaiane Borges Signorini – Pecuária de Leite, São Domingos;
Wagner Aires Engelkes – Flores e plantas ornamentais, Reserva.
Fase 3
Jacqueline da Silva Back – Fruticultura, Santa Bernardina;
Carlos Alexandre Pereira Domingues – Fruticultura, Palha Branca;
Gilnei Flugel – Fruticultura, Colorado;
Jaqueline da Costa Abraham – Grãos, Colorado;
Santo André de Lima Silveira – Olericultura, São Domingos;
Jairo Kuhn – Pecuária de Leite, Passo do Valdez.
Suplentes
Marcia Bonow de Oliveira Kiekhofel – Fruticultura, São Domingos;
Maria Helena Costa Duarte – Olericultura, Afonso Pena;
Douglas Heinemann Drews – Grãos, Santa Bernardina;
Rafael Schwantz – Pecuária de Leite, Reserva;
Gilson Orlando Alves de Almeida – Pecuária de Corte, Colorado;
Jeferson Bonow Schwantz – Fruticultura, São Domingos;
Patrick Krolow Becker – Olericultura, Santa Bernardina;
Breno Daniel Rockenbach – Grãos, Santa Bernardina;
Luis Fernando dos Santos – Pecuária de Leite, Colorado.





Comentários