top of page

Morre Volmar Santos, fundador da Coligay, primeira torcida LGBTQIA+ do Brasil

  • Foto do escritor: Lucas Duarte Maciel
    Lucas Duarte Maciel
  • há 3 horas
  • 1 min de leitura

De acordo com pessoas próximas, o colunista social enfrentava problemas de saúde e estava hospitalizado em Passo Fundo

Por G1 RS

Foto: Divulgação/Tribuna77
Foto: Divulgação/Tribuna77

Morreu, nesta segunda-feira (19), Volmar Santos, fundador da Coligay, reconhecida como a primeira torcida LGBTQIA+ do Brasil. A informação do falecimento foi confirmada por familiares.


De acordo com pessoas próximas, Volmar enfrentava problemas de saúde e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, na Região Norte do RS. Ele tinha 77 anos.


Amante de futebol e torcedor apaixonado do Grêmio, Volmar foi também comunicador, radialista, colunista social e teve papel de destaque no Carnaval de Passo Fundo.


Em publicação nas redes sociais, o clube de futebol gaúcho lamentou a morte. "Seu legado de respeito, diversidade e resistência será lembrado para sempre por todos os tricolores", escreveu.


A Coligay surgiu no final da década de 1970, vinculada ao Grêmio, e manteve as atividades até 1983. Durante o período, o movimento comemorou o título gaúcho de 1977, o Campeonato Brasileiro de 1981, e a Liberadores e o Mundial, em 1983. A história foi documentada em livro pelo jornalista Léo Gerchmann.


O velório está previsto para começar às 15h na Capela A do Cemitério da Vera Cruz. O sepultamento ocorrerá às 9h de terça-feira (20).


Comentários


bottom of page