top of page

Morre aos 93 anos Dom Jayme, bispo emérito de Pelotas

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 29 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

Referência na Igreja Católica no Brasil, Dom Jayme dedicou mais de seis décadas ao sacerdócio, com destaque nacional por sua atuação na CNBB


Por Clarissa Ribeiro

Foto: Reprodução/Pelotas, Capital Cultural
Foto: Reprodução/Pelotas, Capital Cultural

Faleceu nesta sexta-feira (29), às 6h50, Dom Jayme Chemello, bispo emérito da Arquidiocese de Pelotas. Aos 93 anos, o religioso passava por complicações de saúde e teve como causa da morte falência múltipla de órgãos. 


Nascido em 28 de julho de 1932, no município de São Marcos, Dom Jayme ingressou no Seminário São Francisco de Paula com 13 anos de idade, onde concluiu o ensino fundamental e colegial. Prosseguiu seus estudos em filosofia e teologia em Buenos Aires, sendo ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1958. Em 1969 foi nomeado bispo auxiliar de Pelotas, e em 1977 assumiu como bispo diocesano. 


Em 2009, Dom Jayme passou à condição de bispo emérito, ou seja, teve sua renúncia aceita pelo Papa Bento XVI. Desde então, o bispo dedicou-se a atividades de aconselhamento espiritual e celebrações litúrgicas, auxiliando na diocese e mantendo-se em oração por ela.


Durante seu ministério, destacou-se por sua atuação na CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - onde foi vice-presidente a partir de 1994, presidente entre 1998 e 2002, e liderou a Comissão Episcopal para a Amazônia entre 2005 e 2011.


A Arquidiocese de Pelotas deve divulgar em breve os serviços fúnebres e demais providências litúrgicas. 


Comentários


bottom of page