
Alceu Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre, faleceu na madrugada desta terça-feira (24), aos 97 anos, no hospital Mãe de Deus, na capital gaúcha. Collares, liderança histórica do PDT no estado, estava internado há oito dias devido ao agravamento de um quadro respiratório.
O ex-governador era portador de enfisema pulmonar há aproximadamente oito anos e, recentemente, enfrentou complicações de saúde, incluindo uma pneumonia em novembro. Ele foi levado ao hospital pela esposa, Neuza Canabarro, no dia 16, após apresentar falta de ar. Após cumprir isolamento protocolar, foi transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no dia 17, onde permaneceu sedado.
Seu quadro clínico, que até o último domingo (22) era considerado estável, piorou na madrugada de domingo para segunda-feira. A condição se agravou ao longo do dia, levando o hospital a emitir boletins médicos constantes. A morte foi confirmada em comunicado divulgado às 6h34min desta terça-feira.
Collares marcou a política gaúcha ao longo de décadas, tendo sido vereador, deputado federal por cinco mandatos, prefeito de Porto Alegre e governador do estado. Sua trajetória foi pautada pela defesa dos direitos trabalhistas e pela educação, bandeiras centrais do trabalhismo. Reconhecido por seu carisma e forte oratória, Collares também era poeta e tinha grande apreço por declamar em eventos e encontros políticos.
Seu legado atravessa gerações, deixando marcas na política estadual e nacional. A despedida de Alceu Collares representa o fim de um ciclo para o PDT e para a história política do Rio Grande do Sul.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Yorumlar