Ministro da Educação visita IFSul em Pelotas e anuncia novos investimentos no Rio Grande do Sul
- aalineklug
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Durante a posse do novo reitor Carlos Corrêa, ministro Camilo Santana reafirma compromisso com a expansão dos Institutos Federais e destaca o papel estratégico da educação pública no país
Por Clarissa Ribeiro

O Ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Pelotas na última quarta-feira (20), para participar da cerimônia de posse do novo reitor do IFSul, Carlos Corrêa, bem como das demais atividades do Instituto, como a Feira de Ciências dos alunos. A visita fortaleceu o compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade, e contou com anúncios de novos investimentos.
O novo reitor afirmou a importância desse momento ‘’É uma honra receber o ministro aqui em uma Instituição que completa 80 anos de história. Ter o ministro aqui é algo muito especial, não só para mim mas para a Instituição’’. O reitor também explicou os seus objetivos no tempo que estiver à frente do IFSul: ‘’Um grande desafio é que a gente consiga ampliar o número de unidades do nosso Instituto, e em breve teremos 16 unidades, o nosso objetivo é continuar crescendo. Hoje o ministro assina também o documento da posse do Instituto de São Leopoldo, onde poderemos iniciar nossas atividades’’, conta Corrêa.
O prefeito Fernando Marroni, também presente na cerimônia, reforçou o significado que a presença do ministro traz para Pelotas: ‘’A presença do ministro é um prestígio para a nossa cidade, uma cidade educadora, com boas universidades e o Instituto Federal. É motivo de energia para todos nós para continuarmos a ser uma cidade educadora cada vez mais, e de muita satisfação’’, afirma Marroni.
Na cerimônia de posse, o ministro falou sobre os trabalhos da Feira de Ciências de alunos de diversos câmpus que assistiu ‘’É uma alegria ter presenciado a apresentação dos estudantes de vários câmpus do Instituto, que me apresentaram seus projetos com tanto amor’’, diz. Além disso, Santana aproveitou a ocasião para reforçar a importância do Ministério da Educação, diante do que demonstram os dados atuais: Quase um terço dos brasileiros não concluíram a educação básica nesse país, segundo ele ‘’O papel do Ministério da Educação é um papel gigantesco, pois ele olha da creche até a pós-graduação, o mínimo que um país pode garantir é a educação básica’’, explica.
Novos investimentos serão feitos nos Institutos do Estado, para que novos campus sejam abertos, contando também com restaurantes estudantis, fundamentais para a rotina dos estudantes ‘’Temos o compromisso de iniciar as aulas em São Leopoldo em 2026, e aqui no Rio Grande do Sul já estamos construindo mais 5 câmpus, além de 25 novos restaurantes estudantis. Podem contar com nosso compromisso de fortalecer as Instituições Federais. Investir na educação não é gasto, é investimento’’, conclui.
Comments